Logo qualific

Disponível A dança expressiva na Alemanha (Experiências Coreográficas – Oficina teórica: diálogos entre dança, coreografia e a música)

Data: Dia 18/09/2017 | Das 14:00 às 16:00
Local: Sala M7

Instrutores: Prof. Ralf Stabel e Profª Edna Carvalho de Azevedo


Essa oficina oferece um espaço para refletir sobre a dança expressiva da Alemanha, uma variante alemã da dança moderna, que representa a forma artística de movimento do expressionismo. Nesse período, vários artistas expressivos e notáveis se desenvolveram entre as duas grandes guerras mundiais. Entre eles estão Mary Wigman e Rudolf von Laban, Harald Kreutzberg e Gret Palucca, Alexander von Swaine, Marianne Vogelsang e Dore Hoyer. Prof. Dr. Ralf Stabel fala sobre essa era particular e seus principais protagonistas.


Instrutor(es): Edna Carvalho de Azevedo
Inscrições encerradas

Programação indisponível ou inexistente

Captura de tela 2017 07 11 a%cc%80s 15.45.58

QUALIFIC EXPRESS

O Qualific Express é um projeto que, durante o Conect IF, vai ofertar oficinas rápidas de extensão que terão duração de 2h a 8h cada uma. O Qualific Express busca consolidar as políticas públicas que objetivam aproximar o mundo do trabalho do universo da educação e o desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.

Logo qualific

Oficina de Leitura e Interpretação textual

Instrutora: Lidiane Camargos

Imagem qualific express

Atendimento ao público surdo - 1ª Oficina

Instrutor: Profº. Falk Soares Ramos Moreira

Imagem qualific express

Construção e lançamento de foguetes de propulsão a água (1ª oficina)

Esta oficina consiste em uma atividade experimental de caráter lúdico e educacional de física básica ligada ao movimento de projéteis com uso de materiais de baixo custo. Na primeira etapa, os participantes fabricarão seus foguetes. Na segunda, farão os lançamentos apenas com pressão e água!

Logo qualific

O uso do RPG como ferramenta didática

Instrutor: Profº.  Átila Pires dos Santos

Imagem qualific express

A inclusão e a adaptação curricular

Instrutor: Profª. Jennifer de Carvalho Medeiros

Imagem qualific express

Reutilizando e reaproveitando garrafas de vidro e latas - 1ª Oficina

Instrutor: Profº. Liliane do Nascimento Nery

Imagem qualific express

Otimização do planejamento agropecuário com alocação de recursos escassos


Será apresentado a teoria da programação linear de uma forma aplicada a otimização do planejamento agropecuário para alocação de recursos escassos. Cada integrante da oficina aplicará a teoria em um modelo de planejamento para as culturas de milho e soja. Ao final do curso será apresentado um programa computacional para planejamento com dezenas de culturas e recursos escassos, e fornecido um link para os alunos acessarem a ferramenta e aplicarem este conhecimento no planejamento rural.



Equipe executora:


Instrutor: Adilson Jayme de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1990), mestrado em Economia Aplicada pela UFV (1995), especialização em Fertilidade e Manejo de Solos pela UFV (1995), Doutorado em Ciências Agrárias - Agronomia pelo Campus Rio Verde do IFGoiano (2016) e graduação em Administração de Empresas pela Associação Internacional de Educação Continuada - AIEC (2009). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal e Dinâmica de Sistemas.





Prof. Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1990), graduação em Esquema I pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Educação e Ecologia Humana (2012). Já atuou como professor da União Pioneira de Integração Social, nas áreas de Gestão de Agronegócio, Análise e Desempenho de Cadeias Produtivas, Administração e Economia Rural (2005/2007). Atuou como professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, efetivo desde 1997, nas modalidades de EJA, de ensino fundamental e médio, e educação profissionalizante, na maior parte desse período no então Colégio Agrícola de Brasília, hoje Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, onde ainda atua, como docente concursado e efetivado desta rede federal de educação, atendendo discentes dos cursos de técnico em agropecuária, agroindústria e tecnólogo em agroecologia, nas áreas de irrigação e drenagem, administração, cooperativismo e associativismo e vivências em agroecologia.




Prof. Alan Kardec Elias Martins

Possui curso técnico profissionalizante em Técnico em Agrimensura pela Escola Técnica Federal de Goiás (1975). Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), especialização em Planejamento Ambiental Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Ciência Florestal, área de concentração em Manejo floresta com ênfase em geoprocessamento e recuperação de Áreas Degradadas, pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Ciência Florestal , área de concentração em Meio Ambiente e Conservação da Natureza, pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Brasília - IFB/Diretor Administrativo do Campus Planaltina DF. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Meio Ambiente e Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação de Áreas Degradadas, Geoprocessamento, Avaliação de Impactos Ambientais, Caracterização Ambiental, Educação Ambiental, Sensoriamento Remoto, Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental e Fragmentos Florestais.





Estudantes colaboradores e curso:



Conceição Caboclo de Lima - Tec.Agropecuária

Elizandra Aquino da Silva - Tec.Agropecuária

Laryssa Rejanne Dias da Silva - Tec.Agropecuária


Imagem qualific express

Intervenções de Circo Social: oficina de desenvolvimento humano por meio do circo

Esta oficina é uma iniciativa do grupo Intervenções de Circo Social, que utiliza as modalidades circenses como meio para a promoção do desenvolvimento humano. Entendemos que as artes circenses têm um amplo potencial de alcance, uma vez que o circo é uma arte popular que dialoga com povos de diferentes culturas, idades e posições sociais, e que de poucos recursos materiais precisa para ser desenvolvido. A proposta é que, em cada dia de oficina, seja abordado um tema diferente: medo, autoconfiança e confiança no outro serão trabalhados utilizando pirâmides humanas; foco e persistência serão abordados por meio do malabarismo e equilibrismo; e, por fim, a oficina culminará com a criação e apresentação de um número circense para trabalharmos cooperação e criatividade. 

Imagem qualific express

Robótica: compreendendo a Física envolvida

Instrutor: Profª. Laureane Pereira de Sousa

Imagem qualific express

QuiEstável - um jogo de ensino de ciências

A oficina é aberta a todo público, mas voltada a professores e estudantes de licenciatura. Será feito um debate abordando questões de ensino e metodologias de aprendizagem. Os participantes vão jogar a proposta original do jogo QuiEstável (Química), e depois vão moldar o jogo para suas áreas de interesse. As atividades do jogo envolvem propostas que vão de simples perguntas a expressões com o corpo.

Logo qualific

Os processos de formação do leitor: tarefa de todos os professores

A oficina "Os processos de formação do leitor: tarefa de todos os professores" é composta
por sugestões de atividades de dinamização textual, por meio de  curta-metragens, filmes, 
textos imagéticos, jogos, contação de histórias e brincadeiras diversas que, de forma lúdica, 

favorece a formação/sedução do leitor.

Logo qualific

Oficina de restauro de mobiliário moderno

Intrutor:  Profª. Jonnysmara Sousa Torres

Logo qualific

Práticas educativas na cultura visual: processos em videodança

Instrutora: Larissa Ferreira Regis Barbosa


ATENÇÃO: OS PARTICIPANTES DEVEM LEVAR CÂMERA (PODE SER A DO CELULAR), NOTEBOOK E EXTENSÃO POIS NÃO POSSUEM TOMADAS PARA TODOS.

Logo qualific

Reutilizando e reaproveitando garrafas de vidro e latas - 2ª Oficina

Instrutor: Prof.ª Liliane do Nascimento Nery

9qualificexpress

Oficina de primeiros socorros para o dia-a-dia - 1ª Oficina

A oficina propõe orientações simples para prestação de primeiros socorros em caso de:



·       desmaios


·       queimaduras


·       engasgos


·       parada cardiorrespiratória


·       convulsões


·       febre.




As atividades da oficina oportunizarão aos participantes conhecer as técnicas corretas e praticar sua execução utilizando manequins adultos e de bebês, que possibilitam de forma realística e segura a execução de manobras de primeiros socorros.

9qualificexpress

Oficina de primeiros socorros para o dia-a-dia - 2ª Oficina

A oficina propõe orientações simples para prestação de primeiros socorros em caso de:



·       desmaios


·       queimaduras


·       engasgos


·       parada cardiorrespiratória


·       convulsões


·       febre.




As atividades da oficina oportunizarão aos participantes conhecer as técnicas corretas e praticar sua execução utilizando manequins adultos e de bebês, que possibilitam de forma realística e segura a execução de manobras de primeiros socorros.

Logo qualific

Audiodescrevendo a audiodescrição: uma inclusão real

Instrutora: Girlane Maria Ferreira Florindo

Logo qualific

CANCELADA - Como proteger e evitar perda de informações em seu smartphone Android

Oficina CANCELADA da programação do Conecta IF e não será mais ofertada, devido a impossibilidade da presença do instrutor.

9qualificexpress

Economia solidária e empoderamento da mulher: pintando camisetas (1ª oficina)

A oficina Economia Solidária e Empoderamento da Mulher: pintando camisetas utilizará duas técnicas de estamparia artesanal: zebrada e giz de cera. O tema "empoderamento feminino" será objeto de discussão nessa oficina e os participantes imprimirão frases, poesias, etc nas camisetas, por meio das técnicas mencionadas.

Logo qualific

Criação e programação de carros robôs utilizando arduino

ATENÇÃO INSCRITO: LEVE SEU NOTEBOOK, CASO POSSUA.

Logo qualific

Economia solidária e empoderamento da mulher: pintando camisetas (2ª oficina)

A oficina Economia Solidária e Empoderamento da Mulher: pintando camisetas utilizará duas técnicas de estamparia artesanal: zebrada e giz de cera. O tema "empoderamento feminino" será objeto de discussão nessa oficina e os participantes imprimirão frases, poesias, etc nas camisetas, por meio das técnicas mencionadas.

Logo qualific

Aplicação de pintura hidrográfica básica para móveis e objetos de madeira

A Pintura Hidrográfica, ou impressão por imersão é a aplicação da técnica amplamente conhecida como Water Transfer Printing (WTP), que se baseia na aplicação de uma película com um grafismo (desenhos, logomarcas, paisagens) sobre a água, onde faz-se a imersão de uma peça para ser pintada. Desta forma, a oficina será baseada na pintura de peças de móveis e/ou pequenos objetos de madeira com diversas películas.

Logo qualific

Jogos didáticos para ensino da história da África (1ª oficina)

Instrutor: Prof. Átila Pires dos Santos

Logo qualific

Atendimento ao público surdo 2ª OFICINA

Instrutor: Prof.º Falk Soares Ramos Moreira

Logo qualific

Como montar bancos comunitários para fortalecimento da economia solidária

Bancos comunitários auxiliam o financiamento solidário com burocracia reduzida, valorizando a integração da comunidade para atendimento dos múltiplos propósitos, indispensável para promoção do mundo produtivo e auto-sustentável. É fundamental promover o indivíduo e coletivamente, será promovida a comunidade.


Equipe executora:

Instrutor: Adilson Jayme de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1990), mestrado em Economia Aplicada pela UFV (1995), especialização em Fertilidade e Manejo de Solos pela UFV (1995), Doutorado em Ciências Agrárias - Agronomia pelo Campus Rio Verde do IFGoiano (2016) e graduação em Administração de Empresas pela Associação Internacional de Educação Continuada - AIEC (2009). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal e Dinâmica de Sistemas.



Prof. Elkin Páez Chingal
Pedagogo Diretor Fundador Opção Talento e Coordenador Serviço de Convivência Tia Nair no Varjão, DF
Responsável pelo Projeto Sustentabilidade em Movimento tenho um Grupo de Autopoupança e Empréstimos Solidários

Prof. Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1990), graduação em Esquema I pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Educação e Ecologia Humana (2012). Já atuou como professor da União Pioneira de Integração Social, nas áreas de Gestão de Agronegócio, Análise e Desempenho de Cadeias Produtivas, Administração e Economia Rural (2005/2007). Atuou como professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, efetivo desde 1997, nas modalidades de EJA, de ensino fundamental e médio, e educação profissionalizante, na maior parte desse período no então Colégio Agrícola de Brasília, hoje Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, onde ainda atua, como docente concursado e efetivado desta rede federal de educação, atendendo discentes dos cursos de técnico em agropecuária, agroindústria e tecnólogo em agroecologia, nas áreas de irrigação e drenagem, administração, cooperativismo e associativismo e vivências em agroecologia.



Estudantes colaboradores e curso:

Conceição Caboclo de Lima - Tec.Agropecuária
Laryssa Rejanne Dias da Silva - Tec.Agropecuária




Fábio Alves Moreira - Tec.Agropecuária

Logo qualific

Cuidados com o bebê e a criança


A oficina de cuidados com o bebê tem como principal objetivo capacitar o participante a cuidar de crianças desde seu nascimento até 6 anos de idade. Serão abordados cuidados de higiene, sono, brincadeiras e aspectos gerais sobre o desenvolvimento infantil, além de noções básicas da massagem shantala para ser aplicada em qualquer criança.

A oficina envolverá o participante em atividades bem dinâmicas, interativas, além da parte teórica, sendo uma oportunidade para ampliar as suas competências laborais e pleitear vagas em creches, berçários, empresas de animação de festas infantis ou simplesmente para tornar-se ainda mais um bom pai e uma boa mãe!


Facilitadoras voluntárias:

Magali de Melo Santos, arteterapeuta, doula e educadora Perinatal e Rafaela Fernandes Rocha, psicologa e educadora Perinatal! Ambas mães de 5 filhos, cada uma! 

Logo qualific

Modelagem e impressão 3D

Instrutor: Prof.º Jailson Rodrigues da Silva

Logo qualific

Fabricação de Hand Spinners em Router CNC caseira

hand spinner ou fidget spinner é um brinquedo giratório impulsionado pelos dedos do usuário ou pela mão, que representa a nova moda de brinquedos não eletrônicos atualmente. Desta forma, a oficina será baseada na modelagem em computador e fabricação do brinquedo durante o evento.

Logo qualific

Como fazer um Fliperama com Raspberry pi

Instrutor: Prof.º Ricardo Frangiosi de Moura

Logo qualific

Construção e lançamento de foguetes de propulsão a água (2ª oficina)

Esta oficina consiste em uma atividade experimental de caráter lúdico e educacional de física básica ligada ao movimento de projéteis com uso de materiais de baixo custo. Na primeira etapa, os participantes fabricarão seus foguetes. Na segunda, farão os lançamentos apenas com pressão e água!

Logo qualific

Movimentos expressivos (Experiências Coreográficas – Oficina prática: diálogos entre dança, coreografia e a música)

Instrutores: Nils Freyer, Ulrike Buschendorf e Edna Carvalho de Azevedo


Essa oficina prática de dança focaliza o trabalho coreográfico de Marianne Vogelsang, em particular o Prelúdio em Si menor do Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach. Os participantes terão oportunidade de compreender a relação existente entre a música, coreografia e o corpo do bailarino em sua totalidade. Pretende-se compartilhar conhecimento sobre a dança expressiva alemã e características da personalidade da coreógrafa Marianne Vogelsang.

Qualificexpress logo

O diálogo entre a dança e a música (Experiências Coreográficas – Oficina teórico-prática: diálogos entre dança, coreografia e a música)

Instrutores: Profª Ulrike Buschendorf e Profª Edna Carvalho de Azevedo

Essa oficina focaliza os Princípios de Composição Ostinato, Variação e Contraste. Por meio de exemplos de áudio de diferentes épocas musicais, será possível escutar suas características específicas e visualizar pela notação musical sua escrita particular. Após a apresentação, será realizado exercício de improvisação em dança em pequenos grupos.

Logo qualific

A dança expressiva na Alemanha (Experiências Coreográficas – Oficina teórica: diálogos entre dança, coreografia e a música)

Instrutores: Prof. Ralf Stabel e Profª Edna Carvalho de Azevedo


Essa oficina oferece um espaço para refletir sobre a dança expressiva da Alemanha, uma variante alemã da dança moderna, que representa a forma artística de movimento do expressionismo. Nesse período, vários artistas expressivos e notáveis se desenvolveram entre as duas grandes guerras mundiais. Entre eles estão Mary Wigman e Rudolf von Laban, Harald Kreutzberg e Gret Palucca, Alexander von Swaine, Marianne Vogelsang e Dore Hoyer. Prof. Dr. Ralf Stabel fala sobre essa era particular e seus principais protagonistas.


Logo qualific

Oficina de Origami - Turma A

Apresentação e prática de técnicas para elaboração de origami.

Serão disponibilizadas 35 VAGAS.

Obs: A entrada será organizada por ordem de chegada.



Logo qualific

Oficina de Origami -Turma B

Apresentação e prática de técnicas para elaboração de origami.

Serão disponibilizadas 35 VAGAS.

Obs: A entrada será organizada por ordem de chegada.


Logo qualific

Oficina de Contação de Histórias

Apresentação de técnicas e prática de contação de histórias com livros infantis e artigos culturais diversos.

Serão disponibilizadas 40 VAGAS.

Obs: A entrada será organizada por ordem de chegada.


Logo qualific

Oficina de Busca em Bases de Dados e Estratégias Avançadas no Google

Instrutor: Rafael Costa Guimarães


Apresentação de técnicas sobre busca em base de dados e estratégias de pesquisa avançada no Google.

Serão disponibilizadas 20 VAGAS.

Obs: A entrada será organizada por ordem de chegada.

Logo qualific

Maratona Educatux do Conhecimento

Trata-se de uma competição de matemática entre os alunos participantes. Eles vão jogar na
plataforma educatux games e terem seus escores analisados pela inteligência
educacional do educatux.

INSCREVA-SE AGORA!

Registre-se para participar e receber novidades