Arte roda de conversa

Disponível Roda de Conversa

Data: 26/08/2019 a 30/08/2019
Local: Campus Brasília
Início das Inscrições: 01/07/2019
Término das Inscrições: 30/08/2019

As Rodas de Conversa são diálogos de curta duração sobre temas da atualidade, que acontecem em um ambiente descontraído, durante o ConectaIF.

Não se tratam de palestras acadêmicas, são depoimentos de casos de sucesso que oportunizem um bate-papo franco entre os convidados e o público. Para conduzir a roda de conversa basta ter experiência profissional ou vivência sobre o tema proposto.

Formato: Espaço circular

Público: Sobretudo estudantes dos ensinos médio e superior

Tempo: Média de 50 minutos/cada

Metodologia: O tema é conduzido por um(a) apresentador(a) e um(a) mediador(a), que auxilia na condução das perguntas e contribuições.


Inscrições encerradas
Mulheres e juventude
Das 14:50 às 15:40 Mulheres e juventude

Anfiteatro do CBRA

Aguarde...

Aguarde...

Aguarde...

Aguarde...

Arte roda de conversa

Roda de conversa 2019 - Programação completa

Roda de conversa 2019, de 27/08/2019 a 29/08/2019, das 08:30 às 22:30, confira a programação

Whatsapp image 2019 08 23 at 12.22.40

Olhar fotográfico sobre o feminino

Olhar fotográfico sobre o Feminino irá mostrar toda abordagem do fotógrafo Diogo Delpaço e seu trabalho retratando mulheres com nu e sensual. O respeito por todo processo artístico envolvido, pela fotografia vista como arte de expressão e linguagem poderosa que toca pessoas; além do imenso respeito ao feminino retratado. Desde a preparação, abordagem e direção fotográfica, até a construção da imagem - sem objetificação - protagonizando mulheres através de uma experiência fotográfica transformadora.


Apresentação do convidado:


Diogo Delpaço é Analista de TI do IFB, possui MBA em Gestão de TI, Especialização em Modelagem de Negócios e Curso Técnico de Fotografia além de diversas capacitações, projetos e Workshops em fotografia, especializado em retratos nu e sensual. Uma pessoa apaixonada por vivências e conexões humanas, que ao estudar e trazer arte em seu cotidiano, percebeu o privilégio de poder moldar o próprio olhar ao enxergar a vida, e as nuances de cada um – com uma estética ímpar, intensa e respeitosa. Potencializando uma forma ímpar de retratar pessoas através da fotografia, com uma construção de imagem que visa protagonizar suas modelos durante uma experiência fotográfica transformadora.

Cris buck

Como conquistar seu chefe (e quem mais você quiser)

"Como conquistar seu chefe (e quem mais você quiser)" tratará de como usar as informações fornecidas pela imagem pessoal (como cores de cabelos, olhos e pele, formatos faciais e corporais, gostos, preferências, gesticulação etc.) de chefes (e também de colegas de trabalho, conhecidos ou mesmo desconhecidos) para deduzir a personalidade e, por conseguinte, o que valoriza e desvaloriza, de modo a escolher a abordagem mais efetiva a partir daquilo que é significativo para o outro. É um conjunto de ferramentas extremamente útil no mundo profissional e também no pessoal, tornando todos os relacionamentos eficazes e proveitosos para ambas as partes.

Apresentação da convidada:

Cristina Fernandes de Oliveira Buckley (Cris Buck nas redes sociais) é engenheira civil, especialista em paisagismo, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, e maquiadora de formação. Atualmente trabalha como mentora de imagem e realização pessoal, é autora do livro digital "Como conquistar sucesso no amor e no trabalho (antes mesmo de abrir a boca)" e criadora do método Persona Essencial, que relaciona a imagem pessoal (colorações, formatos, estilos, linguagem corporal, voz etc.) à teoria do quatro temperamentos de Hipócrates, como forma de alcançar duas coisas: a otimização da própria imagem pessoal partindo da personalidade (ou seja, de dentro para fora) e a otimização dos relacionamentos partindo da imagem pessoal do outro (ou seja, de fora para dentro). Mantém um canal no YouTube (Cris Buck Oficial) com vídeos diários e webinários nas noites de terças e quintas, além de uma página no Facebook (@cris.buck.oficial), um perfil no Instagram (@crisbuckoficial) e um site dedicado a seu método (https://personaessencial.com.br/).

Abandono afetivo

Evento jurídico: Abandono afetivo

Os Direitos Humanos abarcados pela nossa Constituição Federal configuram que a pensão alimentícia, por exemplo, não esgota os deveres dos pais, ou quem os substitua, em relação a seus filhos. Os cuidados devidos às crianças e aos adolescentes constituem atenção, presença e orientação, não sendo resumidos em mera assistência financeira.

O abandono afetivo poderá ser configurado quando houver a omissão do cuidado, da criação, de educação, da companhia, da assistência moral, psíquica e social advindas daquele que tem o dever de cautela. O abandono afetivo poderá ser, citando caso análogo, imputado ao pai e à mãe, ou quem os represente, que não prestarem a atenção necessária e objetiva reportada em lei aos seus filhos.

Importante ressaltar que o Estatuto da Criança e do Adolescente, mais conhecido como ECA, requer a reparação de danos ao responsável, ou àquele na qualidade de pai ou mãe, que não prestar assistência afetiva a seus filhos, seja pela convivência, seja por visitação periódica. Tal situação pode ser caracterizada como abandono moral dos filhos gerando um ilícito civil e até penal, sujeitando o autor ao pagamento de indenização.

Esse abandono afetivo pode ser inverso, atingindo os filhos ou netos que não prestarem os cuidados necessários e adequados aos seus genitores, avós, ou pessoas que os represente.

Tendo em vista suas consequências é tema de extrema importância no Brasil atual.

Apresentação da convidada:

Elise Eleonore de Brites é Professora, Advogada, Administradora. Mestranda em Educação. Pós-graduada em Português Jurídico, bem como em Direito Público com ênfase em Compliance. Estudou no Tarsus American College. Presidente da Associação Nacional de Compliance – ANACO. Membro da Comissão de Combate à Corrupção e da Comissão de Compliance da OAB/DF. Vice-Presidente da Comissão de Legislação, Governança e Compliance da Subseção da OAB de Taguatinga. É Analista Superior de uma Grande Estatal. Conhecedora do Direito de Família e Sucessões. Criteriosa Civilista e Criminalista com vigoroso trabalho na área da Conformidade. Profissional com vários anos de experiência no assessoramento jurídico, incluindo as políticas anticorrupção e a implementação do Programa de Integridade. Com forte atuação nas áreas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance, tanto no setor público, quanto no privado. *Conferencista, Debatedora e Palestrante nos mais variados temas*. É Instrutora do Procedimento de Apuração de Responsabilidade - PAR; Gestão do Programa de Integridade; Código de Conduta e Integridade. Em suas atividades cotidianas analisa e revisa pautas, constrói mapeamentos de Compliance, prima pela aplicação de metodologias de Compliance, trabalha com a aplicação de penalidades, realiza treinamentos e cursos internos e externos entre inúmeras outras atividades atreladas ao cumprimento normativo nacional.


Interc%c3%a2mbio

Intercâmbio Estudantil: Experiências e Expectativas

A roda de conversa traz interessante debate sobre estudantes que realizaram intercambio em outros países, bem como, estudantes estrangeiros que estão em intercâmbio aqui no IFB. É um espaço para conversar sobre as experiências e expectativas de estudar no exterior.

Apresentação dos convidados:

Estudantes de graduação do IFB que realizaram intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal. Elizângela Quézia Cardoso; Iran Carlos de Souza; Isac Ricardo da Silva; Matheus Breno dos Santos; Matheus Procópio de Quadro; Nayara Cristina da Silva; Vitor Hugo Costa e Pedro Henrique Barboza.

Estudantes de graduação do IFB que realizaram intercâmbio na Escola Estatal de Dança de Berlim (Staatliche Ballettschule Berlin). Hyurathan Soares e Jéssica Versiani.

Estudantes de graduação dos Estados Unidos da América que estão realizando intercâmbio no IFB pelo programa da Fullbright English Teaching Assistants (ETAs). Brittany Bursa e Amanda Hudinsky.

Licenciatura dana

Conversa com egressos da LiDança: olhares sobre o Projeto Pedagógico do Curso

A proposta intitulada "Conversa com Egressos da Lidança: olhares sobre o Projeto Pedagógico do Curso" tem como objetivo ouvir as considerações dos egressos da Licenciatura em Dança sobre o PPC do curso a partir das perguntas listadas abaixo:

- Como você entende a contribuição do curso de licenciatura em dança para seu cotidiano docente?

- Quais aspectos você ressalta como positivos e que você manteria no curso, sem modificações?

- Quais aspectos você entende como negativos e que você gostaria de ver modificados no curso? Aponte sugestões.

Apresentação dos convidados:

Todos os egressos da Licenciatura em Dança foram convidados para participação nesta Roda de Conversa. Neste sentido, não há um único convidado.

Todos os professores integrantes da Comissão de Revisão do PPC da Lidança serão mediadores da Roda de Conversa: Ana Carolina Mendes, Eloisa Marques Rosa, Fauzi Mansur, Juliana Passos, Larissa Ferreira, Raquel Purper e Suselaine Martinelli.

Whatsapp image 2019 04 03 at 12.10.05

Inovações Disruptivas na Educação


Análise das principais transformações da indústria educacional, segmentadas em três eixos: conteúdo, professor e espaços de ensino. Como a velha escola está dando lugar a novos formatos e metodologias de aprendizado nas instituições de ensino mais inovadoras do mundo.

Apresentação da convidada:

Nathalia Kelday é Formada em Administração de Empresas pela UnB, tem especialização em Marketing na ESPM e em Publicidade na London College of Communication. Trabalhou no TCU e no Ibmec, antes de se dedicar, por dois anos e meio, ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Em 2015, migrou para o empreendedorismo tecnológico. Fundou a Estudologia, uma startup orientada para aceleração da aprendizagem, premiada pela Perestroika, Campus Party, FAP-DF, Sinfor e semifinalista do Global Impact Challenge da SingularityU. Também foi sócia-fundadora da Humanoide, um estúdio com forte expertise em gestão, design e desenvolvimento de produtos digitais. Em 2017, fundou o Edtech Meetup Brasília, movimento que conta com mais de 60 startups de educação conveniadas. Faz palestras sobre futuro da educação e do trabalho, empresas de impacto social, liderança, boas práticas de pitch e outros.

Trabalho associado

O trabalho associado para garantia de direitos e geração de renda

A função social do trabalho é tema fundamental desta proposta, apresentado como perspectiva para superar a crise das relações produtivas no mundo, através do fortalecimento de empreendimentos de caráter associativo e cooperativo. Para isso, pretendemos na roda de conversa abordar a história do Cooperativismo (1844 – Rochdale-Inglaterra) no mundo, proposta que surgiu através da organização das trabalhadoras e trabalhadores, inclusive, antes mesmo da promulgação de marcos importantes dos direitos sociais. Ainda que garantido na Constituição Federal Brasileira, queremos debater e refletir reais incentivos para avançar nessa questão. Além disso, apresentar o marco e proposta trazidos pela Economia Solidária. Organizar-se coletivamente é antes de tudo pensar melhores condições de trabalho, bem como benefícios materiais e de gestão que esta possibilidade de organização pode trazer.

Apresentação dos(as) convidados(as):

Daniela Rueda é graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, vêm desenvolvendo ações em prol da cultura desde 2008, inicialmente através do Projeto Fábricas de Cultura, em São Paulo, através do Espetáculo Pedrinho Jaçanã, com direção de Heron Coelho. Também em 2011 foi ganhadora do EditalProac na categoria 1ª Gravação de Disco, através da gravação do Álbum “Não Peça Que Eu Não Desculpo”. Atuou por 4 anos no Fórum Brasileiro de Economia Solidária, como Secretaria-Executiva Nacional da plataforma. Ao logo desses anos vêm desenvolvendo ações como produtora cultural, além de organização de eventos e articulações envolvendo temas como: Economia Solidária, Direito a Comunicação e Juventude. Desde 2015, é integrante da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, articulação que vêm desenvolvendo ações de promoção a cultura, em Taguatinga/DF, bem como articuladora da Ecofeira Mercado Sul. Atualmente vêm desenvolvendo trabalhos como Produtora junto aos coletivos Kali Produtoras Feministas e Gunga - Audiovisual, Comunicação e Cultura.

Vital Carvalho é integrante do Conselho Consultivo da cooperativa katálysis, é Diretor de projetos e negócios estratégicos na Moeda Sement. Atualmente está Secretário executivo da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) cujo objetivo é ser um instrumento para os agricultores e agricultoras familiares, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio para os associados. A Unicafes propõe a inclusão social dos cooperados articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, das melhorias de qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

Jean Carmo é mestrando em Poder Legislativo. Pedagogo e Gestor público. Ex Administrador  Regional de Brasília e de São Sebastião. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Periferias Urbanas e Educação de Jovens e adultos. Na gestão pública, atua na área de orçamento, legislativo, planejamento urbano, democracia participativa, planejamento estratégico e elaboração e gestão de projetos. Atualmente ocupa o cargo de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e colunista do site agenda capital.


Proept

Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPT

O debate será sobre o Programa Profept. Falaremos sobre as linhas de pesquisa, perspectivas e desafio da pesquisa sobre Educação Profissional.

Apresentação do convidado:

William Batista Vieira, graduado em Pedagogia pela UnB. Trabalha na SEEDF como orientador educacional. É mestrando no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica- Proept.

Lgbt bras%c3%adlia

A cultura Ballroom e seu significado no meio social de pessoas LGBT, negras e de periferia

A roda de conversa intitulada "A cultura Ballroom e seu significado no meio social de pessoas LGBT, negras e de periferia", tem por objetivo trazer a discussão acerca do papel da Ballroom, advinda da cultura LGBT, sobre as minorias citadas no título, e como essas pessoas podem enxergar seu espaço numa sociedade que lhes é negada e seu pertencimento nela. Esperamos com esse debate levantar reflexões sobre questões abordadas pela comunidade Ballroom referente às minorias, de modo a conscientizar o público e trazer questionamentos.

Kaio Thomas Moreira Lopes, atualmente está estudando para entrar na UNB. Crê que assuntos como vivências de pessoas trans, LGBTQ+fobia, racismo e saber respeitar os locais de fala de todos são de extrema relevância.

Img 20190824 wa0052

O poder de vencer está em você

 “O poder de vencer está em você” aborda as dificuldades enfrentadas pelo professor e empresário, Florindo Ribeiro, desde a sua infância muito pobre, como falta de escola e de recursos para estudar, até os dias de hoje; como as superou e como encarou os desafios para estudar, entrar no mercado de trabalho e se tornar professor e empreendedor

Florindo Ribeiro  é professor, graduado em Letras- Inglês/Português, pós graduado em Linguística, curso de formação em Tutoria EaD,  palestrante e empreendedor. 

Uma pessoa que sempre ver, nos obstáculos, degraus para conseguir chegar aonde almeja e , que através da sua história de superação, incentiva outras pessoas a não desistirem dos seus sonhos, mostrando que todos são capazes de vencer quando lutamos com força e determinação para conquistar o que sonhamos

Logo rede feminista

Mulheres e juventude

Rede de economia solidária e feminista surge para mostrar a capacidade de trabalho e de gestão das mulheres na economia solidária. Queremos mostrar a juventude como fazer este trabalho auto gestionário , associativo e em cooperação na perspectiva de um outro modelo de desenvolvimento sustentável e solidário. As novas estrategias possibilitam a divulgação e integração das mulheres e juventude.

Whatsapp image 2019 08 25 at 14.03.57

Coaching para melhoria da performance acadêmica

Erick Reis é professor, com 10 anos de atuação no ensino de idiomas. Professional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching e Master em Hipnose Clínica.

Athaualpa nazareth costa foto euller barros

PANC na periferia

Construção de diálogo com provocações a respeito de questões práticas de soberania alimentar na alimentação praticada na periferia, com abordagem central do uso de PANC como uma alimentação numa perspectiva "libertadora", apresentando algumas espécies PANC, destacando a possibilidade de cultivo em pequenas áreas urbanas. Como temas associados temos: a política de agricultura urbana no DF, agroecologia e agricultura orgânica, além do processamento e aproveitamento de alimentos. A expectativa é incentivar o cultivo e o uso dessas espécies para diversificar e enriquecer as dietas alimentares e provocar o debate dos aspectos nutricionais, ambientais, sociais e político da alimentação urbana e peri urbana.

Athaualpa Nazareth Costa é engenheiro agrônomo pela UFV, especialista em educação ambiental, diretor de políticas sociais rurais na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário do Distrito Federal (SEAGRI), membro da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica e Agroecologia do Distrito Federal- CAO-DF, produtor orgânico certificado de Plantas Alimentícias não Convencionais(PANC) na cidade de Padre Bernardo-GO.

22228377 1110768222386662 6191918113991642400 n %281%29

Projetos Enactus no DF: Empreendedorismo social e impacto em comunidades

A ideia principal, é apresentar os trabalhos realizados pela Enactus dentro do Distrito Federal.

Informações sobre o convidado:
Jhonathan Hebert Pereira Souza Silva tem 23 anos, é estudante de Administração da UnB e presidente da Enactus UnB. Apaixonado por impacto social, marketing e empreendedorismo. Já atuou em diversos projetos sociais e voluntariados, dentre eles como embaixador do Projeto EduLivre, PMI, e professor na Junior Achievement e é fundador da @krantbr e @raafibr, e estagiário no Ministério de Agricultura.

Img 8562

Evento jurídico: Pensão alimentícia

Bebida é água, comida é pasto, você tem sede de que? Você tem fome de que? (Música Comida do Titãs), Na roda de conversa jurídica o tema é PENSÃO ALIMENTÍCIA aplicando o princípio vetor constitucional no âmbito alimentício resulta que os alimentos tendem a proporcionar uma vida de acordo com a dignidade de quem recebe (alimentando) e de quem os presta (alimentante). Serão temas desta roda de conversa:

- dever e obrigação alimentar;

- os tipos de alimentos;

- execução do alimentos.

Apresentação da convidada:

Thaíza Marca é advogada, especialista em direito de família e sucessões, pós-graduada em direito público, professora de direito do consumidor e colunista jurídica. 

Comunicacao e lideranca

Comunicação e liderança

Comunicação e liderança

Arte das atividades para o site

ConectaIF 2019

Realizado anualmente pelo Instituto Federal de Brasília, e já na sua
4º edição, o CONECTAIF 2019 é um evento aberto e gratuito que reúne, em um só
local, oficinas, mostras, workshops,
rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras,
competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas. O público-alvo são
estudantes dos Institutos Federais e de outras instituições de ensino do
Distrito Federal e entorno; servidores docentes e técnico-administrativos dos
Institutos Federais e de outras instituições de ensino do Distrito Federal e
entorno; empresários e gestores públicos, além da comunidade em geral.

Em sua última edição,
ocorrida no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em agosto de 2018, tivemos
a participação de 70 mil visitantes, 21 instituições parceiras, participação de
todos os 41 institutos da Rede Federal, apresentação de 32 projetos inovadores,
26 eventos ocorrendo concomitantemente, 500 trabalhos científicos apresentados,
expostos e avaliados, e 2.500 pessoas qualificadas nas 105 oficinas realizadas
durante o evento.

INSCREVA-SE AGORA!

Registre-se para participar e receber novidades