Banner eventos roda de conversa

Roda de Conversa (Local: Piso Superior Biblioteca)

Data: De 18/10/2022 até 20/10/2022
Local: LabInova, Campus Brasília, IFB
Início das Inscrições: 30/09/2022
Término das Inscrições: 20/10/2022

A "roda de conversa" é uma atividade realizada em um ambiente descontraído onde os debates de curta duração acontecem entre o(a) propósito(a) do tema e o público presente, sempre mediados por alguém que possua domínio profissional e/ou vivencial. O diferencial da Roda de Conversa é que os temas devem ser atuais e atraentes para o público jovem. A ideia é não ser uma palestra acadêmica, mas a apresentação de depoimentos, casos de sucesso, boas práticas ou dicas sobre empreendedorismo, inovação, entre outros assuntos relevantes. As pessoas que conduzem a roda de conversa não precisam ter título acadêmico, mas, sim, experiência profissional ou vivencial no assunto a ser discutido.


Inscrições encerradas
Rodaconversalogo

1.01. Estudantes mães - desafios e necessidades

Seria uma roda de acolhimento e trocas para compreendermos melhor os desafios e necessidades que mães estudantes do IFB identificam em suas realidades e mostrar que apesar de ser uma grande luta, nós a enxergamos e estamos buscando caminhos de acolhe-las cada vez melhor no espaço acadêmico.

Folder roda de conversa

1.02. Ansiedade, depressão

Sobre a nova geração: Porque se tornou a geração mais vulnerável psicologicamente?

Ayno%c3%a3

1.03. Atividades extracurriculares e oportunidades internacionais no ensino médio - o céu não é o limite!

"É irrefutável que durante toda a sua existência, o ser humano está sempre em busca de poder se encontrar. E principalmente durante o período da juventude há um fortalecimento ainda maior dessa busca por pertencimento, pois é um momento primordial para a tomada de decisões em relação ao futuro. A jornada acadêmica é um dos grandes focos da vida do adolescente, porém uma perspectiva que acaba sendo deixada um pouco de lado pelos estudantes no geral, são as atividades extracurriculares. Desde a prática de esportes, voluntariado, competição em olimpíadas científicas, envolvimento com trabalhos artísticos… O objetivo dessa roda de conversa é refletir um pouco sobre como atividades que vão além dos muros da escola podem ser fundamentais para formação e humanização dos adolescentes e a capacidade de poder ir além não só na jornada pessoal, mas na vida acadêmica chegando até bolsas de estudo fora do país. Durante essa conversa super dinâmica, Aynoã Pamplona, atual estudante do ensino médio integrado no IFB irá contar um pouco mais sobre como esse tipo de atividades mudaram sua vida e a levaram a conquistar diversas oportunidades, prêmios e a uma jornada de bolsas no exterior. Assim, como você também pode!"

Folder roda de conversa

1.04. Movimento jovens pelo clima

Movimento jovens pelo clima

Folder roda de conversa

1.05. Exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

A violência sexual acontece, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito e é cometida por pai ou padrasto em 40% das denúncias. Em 87% dos registros, o abuso é cometido pelo sexo masculino em 87%, sendo 62%, entre 25 e 40 anos. A vítima é adolescente, entre 12 e 17 anos, do sexo feminino em 46% das denúncias recebidas (Fonte: MMFDH). Assim, faz-se necessário apresentar esse contexto para os jovens do IFB, bem como as estratégias de denúncia no âmbito familiar e no turismo.

Folder roda de conversa

1.06. O estranhamento de cotistas no ambiente acadêmico

A reação de estranhamento dos estudantes cotistas ao acessarem o ambiente acadêmico elitista

Diogo

1.07. Como treinar seu olhar para fotografia

A proposta é mostrar o poder da fotografia e algumas formas de construção de imagens, indo além do obvio e percebendo detalhes técnicos sobre iluminação, composição e sensibilidade. Além de mostrar exercícios para desenvolver esses detalhes...

Folder roda de conversa

1.08. Legalização da maconha com ênfase no uso medicinal

"O Tabu “Maconha” é um tema que por muito tempo foi demonizada pelos proibicionistas conservadores, e até os dias atuais permanece no Brasil como algo somente prejudicial, que à longo prazo transformariam seus usuários em contraventores penais, com o avanço dos direitos humanos e da ciência, entendemos que esta planta é remédio e está em guerra, guerra politica que provoca mortes cuja a classe dominante impera, tornando a favela, negros e pobres os únicos responsáveis pelos malefícios sociais. Drogas são ruins? Guerra ás drogas é pior!

Tópicos:

Os primeiros usuários desde os primórdios
O homem primitivo utilizava psicoativos?
Psicoativos nas civilizações antigas
Papel significativo na evolução
Por que usamos drogas?
Droga Lícita e Ilícita
A história da maconha
Criminalização, Regulamentação ou Proibição?
Sociedade de Livre mercado e consumo
Papel significativo na economia
Droga ou remédio? "

Folder roda de conversa

1.09. Potência Feminina: empoderamento, autoestima, autocuidado e cuidado.

A pandemia de COVID-19 impactou diretamente nas questões das relações de gênero, desigualdade social, vulnerabilidade, riscos, violação de direitos humanos. Dessa forma, estas e outras dificuldades indiretas, impactam diretamente no aumento das desigualdades sociais e violências de gênero. Portanto, essa proposta de roda de conversa tem o objetivo de promover um diálogo e dinâmicas para minimizar os impactos sociais, contribuir de forma específica para implantação dos ODS 3 (Saúde e bem-estar) e ODS 5 (Igualdade de Gênero) e promover um desenvolvimento sustentável, de recuperação do cenário de crise sanitária, social, política e econômica em virtude da pós pandemia de COVID-19.

Folder roda de conversa

1.10. Muito prazer: um diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva

Em virtude da pós pandemia de COVID-19, os desafios enfrentados para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, impactou diretamente no aumento das violências de gênero. E por muito tempo a saúde sexual e reprodutiva foi negligenciada, refletindo diretamente na falta de promoção e prevenção da saúde integral e consequentemente no aumento de violência de gênero e violências sexuais. Esse diálogo, propõe contribuir de forma específica para implantação dos ODS 3 (Saúde e bem-estar) e ODS 5 (Igualdade de Gênero) na promoção da garantia de direitos, igualdade de gênero, autoconhecimento e empoderamento feminino.

Folder roda de conversa

1.11. Perto de você existe alguma pessoa migrante ou refugiada. E agora?

No contexto atual do Brasil o tema das migrações e refugio está em grande evidência, em especial pelo deslocamento forçado venezuelano. Porém, poucas são as pessoas que sabem da existência no país de refugiados indígenas. Brasília é uma das capitais que destacam-se na busca de potenciais para continuar a vida para migrantes e refugiados e os refugiados indígenas. A sociedade civil no Brasil, as agências da ONU estão entre as entidades que mais contribuem para essa integração desse grupo no país. Todavia, será mesmo que o assunto dos deslocamentos forçados é algo de quem está saindo do seu país para outro? Somos todos migrantes e refugiados. Somos todos indígenas no Brasil? A roda de conversa tem como objetivo ampliar as perspectivas e ser um canal de sensibilização para o tema com a comunidade acadêmica e demais participantes.

Folder roda de conversa

2.01. O papel da juventude no combate a crise climática

É inegável que vivemos um colapso socioambiental, consequência do sistema atual! Nós do Jovens Pelo Clima BSB somos um movimento jovem socioambiental, ligado ao Fridays For Future, e lutamos por justiça climática e social. A nossa proposta é apresentar o movimento, despertar o senso de urgência discutindo sobre a crise climática e convidar todes a participar dessa luta conosco!

Folder roda de conversa

2.02. Protagonismo feminino nos IFBs

O tema é de grande relevância para todos os públicos, trata do protagonismo, papel da mulher e sua convivência no dia a dia como discente ou docente no Instituto Federal de Brasília. Visto como um tema social, sua importância é imensa por atualmente termos milhares de mulheres empenhadas a ajudar outras mulheres a crescerem na rede, e também auxilia e inspira as estudantes mulheres a sempre buscarem crescer coerentemente no instituto.

Folder roda de conversa

2.03. O sentido da vida como prevenção ao suicídio

A prevenção é para as pessoas que estão em risco de suicídio, especificamente, alguém que está em situação de automutilação, depressão severa, dependência de álcool e outras drogas.

Medida provis%c3%b3ria

2.05. Filme Medida Provisória e Antropologia: a importância da pesquisa

Uma roda de conversa sobre o filme Medida Provisória, de Lázaro Ramos e a importância da pesquisa para a construção da obra. Nesse encontro será discutido o diálogo entre antropologia, o cinema e o audiovisual que desenvolveu o campo da antropologia visual e sonora, assim como, a importância da pesquisa antropológica para a construção no cinema e no audiovisual.

Folder roda de conversa

2.04. Mãos que transformam

A proposta é realizar um encontro das personagens do documentário “Mãos que Transformam”, que foi produzido pela TV IFB e conta a história de três mulheres que, com mais de 40 anos, procuraram o Instituto Federal de Brasília e mudaram o rumo de suas vidas, usando suas próprias mãos para transformar suas histórias e de tantas outras pessoas.

Você vai conhecer Dona Josefa, que fez vários cursos no IFB Campus São Sebastião e hoje tem um espaço terapêutico, onde recebe visitas e comercializa chás e plantas medicinais para todo o Brasil e até para outras partes do mundo.

Vai saber também da história de Madá, que fez o curso Técnico em Agropecuária no IFB Campus Planaltina e hoje é produtora rural e extrativista, sendo referência internacional em frutos do cerrado.

E a Dona Ana, que após fazer o curso de Panificação e Confeitaria no IFB Campus Riacho Fundo, produz pães artesanais deliciosos, feitos com muito carinho e fermentação natural.

Folder roda de conversa

2.06. Saúde integrada - uma experiência exitosa na promoção da saúde emocional

"A saúde emocional é um importante aspecto da saúde humana. A pressão, a exigência por um padrão de sucesso/realização, têm se mostrado presentes na vida das pessoas e dos adolescentes/jovens.
O número crescente de automutilação, suicídios e sofrimento emocional atestam essa situação.
Nossos cursos apresentam estrutura curricular com elevado número de disciplinas, impondo aos estudantes grandes exigências e pouco tempo para atividades não acadêmicas e convívio social nas instituições escolares.
O Projeto Saúde Integrada propõe oferecer espaços livres para socialização, reflexão e relaxamento, em prol do bem estar, da promoção da saúde física, mental e emocional e institucionalização desses espaços. "

Folder roda de conversa

2.07. Compartilhando identidades

Ao introduzir diversas formas de pensar e quando elas são de algum modo positivas para o outro, se assim ele sentir que é. E sejam elas de maneira criativa, intelectual, rítmica ou socialmente falando. Assim eu tenho ou você tem ,o aval amplo de matar sua curiosidade para perguntar e se identificar com tal pessoa.

Folder roda de conversa

2.08. Qualidade de vida - Alimentação, exercitação, suplementação

A qualidade de vida tem como foco a preparação do corpo, do cognitivo e do emocional para o enfrentamento da vida em seus diferentes ciclos. ela inclui o cuidado com a exercitação adequada, a alimentação nutritiva, o respeito com a prontidão para o exercício, a dedicação continuada e o controle das emoções.

Folder roda de conversa

2.09. A vida é a melhor escolha - prevenção do suicídio

"O número de suicídios no mundo e no Brasil são bastante elevados. A Organização Mundial da Saúde, considera o suicídio como uma epidemia silenciosa e no Brasil o número entre jovens e adolescentes vem aumentando.
O suicídio é multifatorial, um tema complexo, que atinge a todos, causando dor e sofrimento e que segundo especialistas é prevenível/evitável em 90 % dos casos e a informação e disseminação deste tema se faz necessária para tal."

Folder roda de conversa

2.10. Protagonismo juvenil e formação de lideranças

O cenário Covid-19 impactou diretamente no desenvolvimento humano e acentuou a importância de novas tecnologias sociais para promoção de um desenvolvimento sustentável pautados na efetivação do protagonismo juvenil e no desenvolvimento de formação de lideranças jovens. Constamos a relevância de promover um diálogo que auxilie num processo de intervenção, em busca da participação ativa do protagonismo juvenil e formação de lideranças de forma mais consciente e participativa e que contribua de forma especifica para implementação dos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 10 (Redução das desigualdades) previstos na Agenda 2030.

Folder roda de conversa

2.11. Violência doméstica

Como acolher uma vítima de violência doméstica

Folder roda de conversa

3.01. Felicidade no ambiente educativo

"A felicidade tem sido apropriada como se fosse uma mercadoria passível de consumo. Isso verifica-se mídia, nas propagandas... Tal afirmação se baseia no fato de que a sociedade de consumo se alimenta de qualquer tema que aumente o seu escopo, fazendo com que as pessoas tenham a ideia de que a felicidade é algo para ser consumido e não para ser vivido."

Folder roda de conversa

3.02. Reinvenções pedagógicas freirianas: das situações-limite aos inéditos-viáveis

A roda de conversa tem como objetivo socializar de forma dialógica a experiência pedagógica – aprendizados docentes, desafios e alegrias - de duas professoras da licenciatura nos contextos do ensino remoto emergencial e no retorno a presencialidade. Nessa experiência são considerados os tempos e espaços de ensinar e aprender nesses dois contextos desafiadores e como foi possível reinventar a filosofia pedagógica de Paulo Freire no acolhimento dos estudantes por meio do diálogo igualitário, construindo conhecimentos a partir da inteligência cultural de forma integrada à dimensão instrumental e no fomento ao sentimento de pertencimento e criação de sentido do ser/estar na escola por meio da escrita de cartas e memoriais.

Folder roda de conversa

3.03. Internet com proteção

A proposta inicial seria conscientizar a respeito da importância da LGPD, e abordar acontecimentos recentes que ocorreram por descuido ou por (des)proteção com o uso indevido da internet.

Folder roda de conversa

3.04. LGPD x Metaverso

Explicação do conceito de metaverso e suas principais características, relacionando com a LGPD, e os cuidados que o usuário tem que ter.

Folder roda de conversa

3.05. Podcast em tempos de Pandemia

O Podcasting existe há quase 2 décadas, porém foi nos últimos 2 anos que houve a popularização da mídia, muito por conta do isolamento causado pela pandemia de Covid-19.


Nesta roda de conversa, Erlan Tostes (host no Mundo Afora e no Ovelhas Elétricas) expõe diferentes gêneros que o podcast pode assumir e compartilha sua experiência como consumidor e como produtor de podcasts.

Folder roda de conversa

3.06. Refletindo sobre a temática LGBTQIAP+ na atualidade a partir dos filmes

A partir de minha vivência como LGBTQIAP+ e minhas pesquisas de mestrado que culminaram no livro “Cinema contra homofobia”: a utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia propomos aqui um espaço de troca de ideias sobre como a temática LGBTQIAP+ vem sendo tratada atualmente no Brasil e seus reflexos para a comunidade jovem. Propomos como ponto de partida para essa roda de conversa a discussão a partir de algumas sinopses de filmes que abordem o tema.

Folder roda de conversa

3.07. Processos de trabalho: entre a burocracia, ócio e produtividade

Conseguimos ter capacidade criativa em um ambiente de trabalho rígido, burocrático e desafiador? A produtividade está ligada à qualidade de vida no ambiente de trabalho? Venha conosco dialogar sobre esses temas.

Folder roda de conversa

3.08. Saúde mental pós pandemia: autocuidado e vida profissional

Houve aumento significativo de pessoas com doença mental na pandemia. Daí, a importância de se auto cuidar, principalmente, no ambiente de trabalho. Vamos conversar sobre isso? Você tem se cuidado?

Diogo

3.09. A fotografia nu artístico e sensual pode ser educativa

Ao trabalhar com Fotografia de Retratos Sensuais e Nu Artístico a alguns anos, além do imenso respeito pela nudez, pude aprender muito com uma conexão respeitosa ao preparar uma sessão de fotos num formato de uma experiência poderosa de vida - que impacta que eu fotografo, quem vê minhas imagens e a mim. A proposta é mostrar como esse processo pode ser Educativo.

Folder roda de conversa

3.10. Técnicas de autoconhecimento para descobrir a vocação

Durante a roda de conversa, que usará como base o Livro "educação fundamental"(autor: Samel Aun Weor), e a experiência do mediador como palestrante e professor educacional no instituto filantrópico Gnosis Brasil, explorar a importância de técnicas como: meditação, autonomia, livre iniciativa educacional, etapas de desenvolvimento biológico e contato com a natureza, podem ser norteadoras para que uma pessoa descubra e desenvolva sua verdadeira vocação profissional e pessoal.

Folder roda de conversa

3.11. A importância afrodescendente na economia brasileira

Como os afrodescendente têm se destacado na economia nacional e local e seus impactos na participação do PIB nacional.

Id conectaif2022 marca completa vertical colorida

ConectaIF 2022

O CONECTAIF é um evento gratuito e anual realizado pelo Instituto Federal de Brasília que reúne inovação, tecnologia e muito conhecimento. Nele, são oferecidas centenas de atividades, todas gratuitas, e nas mais diversas áreas. São oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras, competições, exposições e muito mais, totalizando 18 eventos simultâneos.

O evento está em sua quinta edição. O principal objetivo do CONECTAIF é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da comunidade escolar do GDF e entorno; gestores; empresários; representantes de instituições parceiras; e público visitante.

INSCREVA-SE AGORA!

Registre-se para participar e receber novidades