Banner qualificexpress

Qualific Express

Data: Programação não cadastrada
Local: IFB Campus Brasília
Início das Inscrições: 03/10/2022
Término das Inscrições: 20/10/2022

É um evento integrante do Coneta IF, para consolidar as políticas públicas para aproximar o mercado de trabalho ao universo educacional, bem como desenvolver as aptidões para a vida social e produtiva.


Inscrições encerradas
62c6a0a9 8603 4b40 aea4 2c5f7a8be483   mari paz

Oficina de E.V.A: Criação de Recursos Pedagógicos para Educação Infantil

O recurso pedagógico é uma ferramenta facilitadora na aprendizagem dos alunos, ele se torna um elemento que fortalece cada vez o desempenho em sala de aula, tanto para o professor, quanto para estimular a ludicidade dos alunos no processo de aprendizagem. A oficina visa elaborar recursos pedagógicos adequados para o ensino-aprendizagem nas aulas dos participantes. Esse espaço será um momento de incentivar os participantes a expressarem o seu potencial criativo, através da confecção do material. Ou seja, os participantes terão a possibilidade de vivenciar o fazer artesanal em E.V.A, como atividade educativa, onde será lançado um desafio para eles confeccionarem um recurso pedagógico para alguma das suas aulas.


- 18/10 -> Sala: A202

- 19/10 -> Sala: A202

Instrutoras: Maria Penha e Dondinha Santos 

Oficineiro gil   sandra maria branchine

Produzindo Conteúdo pelo Celular

Iniciantes ou não no mundo da fotografia, que desejam captar imagens com o próprio celular, terão a oportunidade de aprender técnicas básicas de fotografia e de produção de vídeos, estimulando a criatividade e o olhar para criar fotos e vídeos espetaculares no feed e stories do Instagram ou outra rede social.

Dividida em duas turmas, a oficina terá o mestre Gildo Junior, fotógrafo profissional, videomaker e servidor do IFRR que possui o Canal Bora de Trip - no Youtube - orientando o oficineiro a transformar seu aparelho telefônico em uma ferramenta de comunicação criativa, com habilidade e competência para ir além da mensagem pessoal, mas na busca de espaço para seu empreendimento ou ainda, aproximar o universo digital como fonte de engajamento através de conteúdo relevante, somado a plasticidade visual.


Local: Sala A205

Banner eventos qualificexpress

Letramento político e participação social: do macro ao micro

Letramento político e participação social: do macro ao micro.

Local: Sala A202

Whatsapp image 2022 09 23 at 12.08.08   regina mayumi kikuchi

Meliponicultura e Recuperação de Áreas Degradadas

A oficina de meliponicultura e recuperação de áreas degradadas é aberta para qualquer pessoa interessadas em aprender técnicas de recuperação de áreas degradadas no Cerrado com o foco na criação de abelhas nativas sem ferrão (abelhas da tribo meliponini) para a produção de mel. A intenção é estimular as pessoas a adotarem as habilidades e os conhecimentos obtidos na oficina como uma profissão sustentável. A oficina consistirá em apresentar as técnicas de recuperação de áreas degradadas com sistemas agroecológicos utilizadas em uma área do campus IFB Samambaia-DF, onde o foco da recuperação é a produção de mel nativo. A oficina também irá mostrar o processo completo de como executar a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) para produzir um mel de qualidade em áreas de recuperação ecológica. Este projeto conta com o apoio dos grupos de conservação ambiental: Orelha de Onça e Coletivo Boca da Mata. Além do apoio dos dois grupos, o projeto conta com uma atividade gastronômica, que irá proporcionar a degustação da cerveja artesanal Jacurutu Beer sabor mel e de um prato especial, que leva ingredientes do Cerrado, inclusive o mel.


Local: Sala A204

Logo   regina mayumi kikuchi

Projeto Mandala: práticas sustentáveis e de educação ambiental através de metodologias ativas

Da aprendizagem baseada em projetos ou aprendizagem baseada em problema, pode-se dizer como uma metodologia ativa de ensino que apresenta como ferramenta a atividade prática. Assim, para o desenvolvimento da competência o aluno participa de ações e de vivências práticas, por meio de um processo de investigação, estruturação e planejamento de tarefas e produtos. O projeto Mandala (com galinheiro e plantas medicinais) motivou os alunos do EMI em Controle Ambiental e Design de Projeto de Móveis a buscar informações, soluções e a encontrar relação com os componentes como impacto ambiental, gestão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, a química, ecologia, hidrologia/hidráulica, física, desenho técnico, projeto design, qualidade da água etc. além de compartilhar ideias com os colegas e o professor coordenador; agir e interagir para chegar a um objetivo, possibilitando trabalhar com protagonismo nos projetos. No CONECTA, a proposta é mostrar essa estrutura da Mandala construída em maquete com resíduos (caixa de papelão, palito de sorvete e etc.); fotos e/ou vídeos; realizar a construção de comedouro e bebedouro com resíduos (pet e balde de margarina); além de mostrar e explicar sobre as plantas medicinais e suas aplicações.


Local: Sala A205

Unnamed

Desenvolvimento de produtos baseado em problemas

Nesta oficina será apresentada a arquitetura de Internet das Coisas em domótica e técnicas da aprendizagem baseada em problemas para desenvolvimento de produtos possibilitando que os participantes, após o refinamento de ideias selecionadas vindas de grupos formados com os inscritos, elaborem uma proposta de desenvolvimento de solução no formato de pitch de 5 minutos apresentados no final da disciplina.

Local: LabMaker - Sala A203

Frases de f%c3%a9 deus instagram post

Oficina de Cerimonial Universitário

A oficina Cerimonial Universitário visa capacitar servidores e alunos envolvidos na organização das cerimônias de formatura, principalmente as dos cursos técnicos nos Campi. Ela será dividida em duas partes. Uma teórica e a outra prática.

Depois de assistirem a aula teórica, no dia 19, no período da manhã, os participantes terão a oportunidade de participar da organização da Cerimônia de Colação de Grau do IFB, no dia 20, a partir das 17h, e viver na prática a experiência de organizar um evento deste porte.

Local: Sala A204

Banner eventos qualificexpress

Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e suas possibilidades na gastronomia

Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e suas possibilidades na gastronomia

A oficina será ministrada para duas turmas, no mesmo dia 21/10, como segue: Turma 1 - 08h30 as 12h30, e Turma 2 - 14h00 as 18h00. Cada turma tem um limite de 15 vagas.

Local: Bloco B - Convivência - Pranchão 1

Banner eventos qualificexpress

Sommelier de farinha de mandioca

Sommelier de farinha de mandioca

Local: Bloco B - Convivência - Pranchão 1

C%c3%b3pia de flores em voc%c3%aa %281%29   isabella de araujo goellner

Flores em você - Oficina de flores comestíveis: Como plantar, as potencialidade e uso na gastronomia.

As flores em você. Acesse nosso site para mais: https://floresemvoceifb.my.canva.site/


Local: Bloco B - Convivência - Pranchão 1

Logo powerbi whatsapp image 2022 09 26 at 06.50.19   adilson jayme oliveira

Treinamento Básico em Power BI para Gestão de Empresas

Apresentar a gestão de dados em processos administrativos usando Microsoft Power BI. Não é necessário ter conhecimentos em programação de sistemas. O curso terá a duração de 04 horas. Após exposição teórica (1 hora) os participantes inscritos realizarão atividades práticas em desktop (3 horas). Além do módulo básico será disponibilizado também um módulo avançado em materiais didáticos impressos. Será oportunizado momentos para trocas de experiências e retirada de dúvidas.

Local: Laboratório de Informática - Sala A207


Arduino prof fisica   tiago de jesus e castro

Arduino para Professores de Física

Oficina dedicada a ensinar de forma prática os primeiros passos para que docentes e licenciandos da área de Física utilizem a plataforma Arduino em sala de aula.

Laboratório de Informática - Sala A207

Capa oficina macram%c3%aa   cleide lemes da silva cruz

Nós que libertam


Oficina de criação de peças em macramê - tipo de técnica milenar que utiliza as mãos e linhas de todos os tipos na tecelagem de peças diversas - como por exemplo: suporte de planta, chaveiro, painel, porta guardanapo, folhas entre outras.



A oficina é dividida em 2 dias, das 14h às 16h, na sala A204 (o cursista deve participar de toda a oficina para receber o certificado):

Obs: São 20 vagas para os dois dias

20/10 - Falaremos sobre a história do macramê, dos benefícios de fazê-lo, ensinaremos os tipos de nós e confeccionaremos uma peça;



21/10 - Falaremos sobre as melhores linhas para confeccionar as peças em macramê; sobre como calcular a quantidade de linha para o trabalho e confeccionaremos mais peça.

Banner eventos qualificexpress

Oficina de Leitura Crítica de Textos e Intertextos

O objetivo desta oficina é fornecer ferramentas para a leitura crítica de textos e de suas relações com outros textos com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências constantes na Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio contribuindo para a formação de leitores mais competentes.

Partindo de algumas estratégias de leitura e da apreciação de canções de gêneros como o rap, a MPB e o jazz, e da leitura tanto de poemas de autores consagrados quanto de memes da internet, entre outros textos verbais e não-verbais, iremos comparar, discutir, elaborar e compartilhar diferentes opiniões e pontos de vista sobre algumas questões centrais para a permanente construção da dignidade humana na sociedade brasileira. Num segundo momento apresentaremos algumas estruturas e estratégias de construção de textos escritos, em especial, o famoso texto dissertativo-argumentativo, como cobrado no ENEM, por exemplo. Num terceiro momento, os participantes serão convidados a elaborarem por escrito as suas reflexões, contando para isso com o auxílio direto do instrutor e dos monitores.

Trata-se de uma oportunidade de aprendermos algumas estratégias de leitura no sentido amplo do termo e também de organizarmos nossas reflexões a partir da produção de um gênero textual cujo domínio é necessário àqueles que buscam ingressar no ensino superior público e gratuito, mas também de fortalecermos a construção de uma visão mais empática de mundo e do Outro.

Estamos oferecendo 3 oficinas, cada uma sobre um tema dos temas abaixo: (1) A Misoginia e a Violência contra a Mulher no Brasil (19/10/2022, de 8:30 às 12:30); (2) O Trato e o Retrato do Usuário Abusivo de Drogas no Brasil (20/10/2022, de 8:30 às 12:30); (3) O Consumo e a Produção de memes no Brasil (21/10/2022, de 8:30 às 12:30).

Ao se inscrever, você poderá escolher de quais oficinas pretende participar. Cada dia é independente e a não participação em uma das datas não impede a participação em outra(s) data(s).

Local: Sala A206

Banner eventos qualificexpress

Nem todo café é igual: introdução ao universo dos cafés especiais

Nem todo café é igual: introdução ao universo dos cafés especiais.


Horários: 

18/10/2022 -> 14:00 as 18:00  -> Bloco B - Convivência - Pranchão 2

19/10/2022 -> 14:00 as 18:00 -> Sala A206

20/10/2022 -> 14:00 as 18:00 ->  Sala A206


Microt%c3%a9cnica vegetal   silvia dias da costa fernandes

Microtécnica Vegetal: Confecção de lâminas temporárias com amostras botânicas

A oficina tem como objetivo a divulgação de técnicas viáveis e econômicas para confecção de lâminas vegetais temporárias. Uma vez que o valor cobrado por este material é alto, o que impossibilita sua aquisição pela maioria das instituições de ensino. Adicionalmente, as lâminas disponíveis para comércio nem sempre representam a flora brasileira. Desta maneira, pretende-se mostrar ao público participante métodos de preparo rápidos para observação, sob microscopia, de células e tecidos vegetais, objetos de estudo da anatomia, fisiologia e morfologia vegetais, contemplados também na educação básica, mas raramente ministrados com auxílio de lâminas e microscópios.

Local: Sala A202

Design sem nome %284%29

Aprenda como se tornar um agente cultural e tire seus projetos da gaveta

A oficina está focada no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), onde os participantes poderão aprender de maneira descomplicada como se tornar um agente cultural do DF, para que possam pleitear verba junto aos editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e assim, colocarem suas ideias em prática tirando seus projetos da gaveta.


O encontro terá a mediação da Karen Parreira, produtora cultural e gestora da Violeta Produções, artista de cultura popular e aluna do curso técnico subsequente em eventos do IFB campus Brasília, que aprovou e participou da execução de mais de 30 projetos financiados pelo FAC-DF nos últimos dez anos.

Local: Sala A204

Logoescritacriativa

Oficina de Escrita Criativa Instrumental

Destinada a professores em formação, já docentes, estudantes e amantes da Literatura em geral, esta oficina tem por objetivo promover atividades didáticas que possibilitem uma maior aproximação à produção escrita, seja ficcional ou não. Com esta oficina, dê o primeiro passo para se tornar o escritor e a escritora que você sempre desejou! Dividida em três momentos, será abordado o conceito de escrita criativa, o qual será desenvolvido por meio de exercícios práticos e atividades elaboradas que estimularão e propiciarão a produção escrita de um breve texto criativo e autoral. Venha, conosco, perder o medo da página em branco!

Local: Sala A205

Autoconhecimento 2

Auto conhecimento: uma ferramenta para o desenvolvimento de competências profissionais e relacionais

Auto conhecimento: uma ferramenta para o desenvolvimento de competências profissionais e relacionais

Sala: A205

Images

Automação Residencial com a Alexa

A oficina tem como objetivo apresentar conceitos básicos e práticas em automação residencial utilizando o controlador ESP8266 e a assistente virtual Alexa. O controlador será a plataforma

utilizada para realizar os acionamentos dos circuitos eletrônicos em geral, tais como luzes, módulos relé, driver de motores, entre outros dispositivos físicos sem mistérios. A oficina terá um

teor prático, ou seja, os participantes terão que colocar a “mão na massa” para desenvolver as atividades propostas ao longo da oficina.


Em linhas gerais, a metodologia da oficina será a seguinte: primeiramente, serão definidos os conceitos de microcontroladores e assistentes virtuais relacionando-os com a automação

residencial. Posterior a isso, serão utilizados kits de programação (que serão montados com o apoio financeiro a esta proposta) com o controlador EPS8266 e dispositivos periféricos para

ensinar conceitos de programação e controle remoto de dispositivos/cargas a partir de um comando de voz. A oficina será ministrada tanto pelo servidor-docente quanto por um bolsista.

Para participar desta oficina e realizar as atividades que serão propostas, é necessário que o participante leve um celular com sistema operacional Android equipado com comunicação Wi-Fi.

Também é recomendável que o participante tenha conhecimento básico da linguagem de programação C, porém não é obrigatório.


Para participar desta oficina e realizar as atividades que serão propostas, é necessário que o participante leve um celular com sistema operacional Android equipado com comunicação Wi-Fi.

Também é recomendável que o participante tenha conhecimento básico da linguagem de programação C, porém não é obrigatório.


Sala A207 - Laboratório de Informática

Id conectaif2022 marca completa vertical colorida

ConectaIF 2022

O CONECTAIF é um evento gratuito e anual realizado pelo Instituto Federal de Brasília que reúne inovação, tecnologia e muito conhecimento. Nele, são oferecidas centenas de atividades, todas gratuitas, e nas mais diversas áreas. São oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras, competições, exposições e muito mais, totalizando 18 eventos simultâneos.

O evento está em sua quinta edição. O principal objetivo do CONECTAIF é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da comunidade escolar do GDF e entorno; gestores; empresários; representantes de instituições parceiras; e público visitante.

INSCREVA-SE AGORA!

Registre-se para participar e receber novidades