Pela primeira vez no ConectaIF, os núcleos de gênero e diversidade se reúnem para trocar experiências e falar dos desafios neste momento de institucionalização. A mesa será composta por Kelly de Oliveira Santos (Nugedis
Ceilândia), pela Pró-reitora de ensino, Veruska Ribeiro Machado e pela coordenadora de Políticas Inclusivas, Paula Dutra.
Programação indisponível ou inexistente
LINK PARA INSCRIÇÕES: https://www.even3.com.br/incluif2022/
IncluIF - Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (EPTI) e o Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes). Neste ano, também teremos momentos de encontro dos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugeds) e dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis), além do V Seminário Nacional sobre Autismo.
O evento aborda temas relacionados às questões étnico-raciais, às mulheres, à educação de pessoas com necessidades específicas, a diversidade sexual, entre outras, dentro da macrotemática da inclusão social.
A programação é formada por palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos no formato de pôsteres e comunicação oral.
O IncluIF é composto pelo Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (EPTI) e pelo Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes). Neste ano, também teremos momentos de encontro dos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugeds) e dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis).
O evento aborda temas relacionados às questões étnico-raciais, às mulheres, à educação de pessoas com necessidades específicas, a diversidade sexual, entre outras, dentro da macrotemática da inclusão social.
A programação é formada por palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos no formato de pôsteres e comunicação oral.
A abertura do IncluIF contará com presença da Magnífica Reitora do IFB, Luciana Massukado, do Pró-reitor de Extensão
e Cultura Paulo Wanderley, Paula Dutra (Coordenadora de
Políticas Inclusivas) e Rafael Machado
(Coordenador do Núcleo de Atendimento às
Pessoas com Necessidades Específicas) e Viviani Guimarães (MOAB).
Mesa 1: O Instituto Benjamin Constant: desafios e perspectivas para a Educação da Pessoa com Deficiência Visual - João Ricardo Melo Figueiredo e Luigi Amorim, Diretor de Ensino do IBC (Instituto Benjamin Constant)
No ano em que completa 10 anos, a Lei de Cotas será revista pelo congresso nacional. Com esta mesa, busca-se refletir sobre a importância das cotas raciais na educação para continuar assegurando a ampliação da presença de estudantes de baixa renda, negros e indígenas nas salas de aula. Convidadas: Diene Ellen Tavares Silva, Paula Balduíno e Guilherme Lemos.
As estudantes indígenas do IFB são protagonistas nesta mesa, que busca refletir sobre os desafios que a população originária enfrenta no contexto brasileiro e a necessidade de uma pedagogia mais sensível em sala de aula. Convidadas: Levi Tapuia; Muriti Tapuia
Tabajara, Siana Leão Guajajara; Hellen Kariú; Maria Talita Potiguara.
Mediação: Nanah Sanches Vieira (IFB Brasília)
Mesa 4: Projeto de Lei
5.614/2020: uma conversa com os TILs
Um espaço para que os intérpretes de libras dialoguem sobre o Projeto de Lei que dispõe sobre o exercício profissional e as condições de trabalho do profissional tradutor, guia-intérprete e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mediação: Nadjar Aretuza Magalhães
Momento de encontro dos Napnes (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) para trocar experiências exitosas e traçar estratégias para lidar com os desafios. A mediação é de Rafael Machado de Sousa (Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).
Como cuidar da saúde mental pós pandemia? Venha ouvir a médica Psiquiatra Dra. Andrezza Brito Silva (Númen Saúde Mental) e o professor e psicólogo Fauzi Mansur sobre os desafios que vivenciamos e refletir sobre o bem-estar do corpo e da mente.
Nesta palestra, a professora Fernanda Araújo França fala sobre o uso das tecnologias assistivas para o ensino de ciências para pessoas com deficiência visual, explorando as possibilidades da tecnologia para assegurar a inclusão.
Esta mesa tem por objetivo romper com a invisibilidade da violência contra mulheres com deficiência.
Convidada: Anna Paula Feminella
Mediação: Paula Dutra
Como acolher estudantes com deficiência? Nossa convidada, Viviani Guimarães, do MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil) fala sobre acolhimento e inclusão.
O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) é uma entidade nacional Não-Governamental, sem finalidades lucrativas, criado em 2005. É formado por pais, mães, amigos e simpatizantes da causa - todos voluntários.
Nesta mesa, a professora Priscila Ramos de Moraes Rego Agnello (IFB Brasília/Nuged) conversa com Lianne Carvalho (Núcleo Judiciário da Mulher, TJDFT) sobre a persistência da violência contra as mulheres e os 16 anos
da Lei Maria da Penha.
Pela primeira vez no ConectaIF, os núcleos de gênero e diversidade se reúnem para trocar experiências e falar dos desafios neste momento de institucionalização. A mesa será composta por Kelly de Oliveira Santos (Nugedis
Ceilândia), pela Pró-reitora de ensino, Veruska Ribeiro Machado e pela coordenadora de Políticas Inclusivas, Paula Dutra.
Nesta oficina, a professora Sinara Pollon abordará a elaboração do Plano de Estudos Individual para estudantes com deficiência.
Em consonância com o Outubro Rosa, a mesa sobre câncer de mama buscar chamar a atenção para a necessidade de prevenção, com a participação da médica oncologista Dra. Patrícia Schorn e sobre os direitos das mulheres com a advogada Juliana Rabelo Paulini, além de trazer o relato e a experiência de uma sobrevivente para romper com o estigma e encorajar as mulheres na luta contra o câncer de mama. A mediação será feita por Adriana Tavares (IFB).
O Curso de Formação Continuada em Diversidade e Educação Inclusiva é uma iniciativa de duas docentes do Instituto Federal de Brasília, a partir da necessidade de construção de espaços de discussão e reflexão sobre a valorização de uma multiplicidade de diferenças. A primeira turma será ofertada em 2022.2, tendo como público-alvo estudantes de Licenciaturas e profissionais da educação. Considerando a importância do desenvolvimento de habilidades interpessoais necessárias à atuação docente na perspectiva da inclusão, compreendida de maneira ampla a partir da diversidade humana, o curso tem por objetivo capacitar os estudantes para atuar profissionalmente a partir de uma perspectiva orientada pelo acolhimento e valorização de diferenças. Será abordada a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, bem como a diversidade no contexto educacional, a partir de perspectivas de gênero, relações étnico-raciais, deficiências, entre outras, no sentido de interrogar discursos que adotam uma postura adaptacionista com relação àqueles que escapam às formas de subjetivação majoritária.
Palestrantes: Augusta Zana (IFB campus São Sebastião) e Danielle Fini (IFB
campus Brasília)
A mesa "Defesa de direitos das pessoas LGBTQIA+" abordará a importância da educação na luta contra a LGBTFobia e tem como convidados Flavio Brebis (professor, jornalista e ex-coordenador de Diversidade do governo do DF) e Michel Platini (Brasiliense, tradutor de LIBRAS e ativista de Direitos Humanos).
Pela primeira vez no ConectaIF, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) se encontram para trocar experiências e traçar planos para lidar com os desafios. Mediação: Felipe Couto (IFB).
Momento de apresentação dos trabalhos inscritos - pôsteres e comunicação oral.
Com o objetivo de destacar a importância da representatividade e de termos acesso a diferentes perspectivas sociais na Literatura, esta roda de conversa com o coletivo de escritores LGBT do DF e Entorno terá a mediação da professora Ana Carolina Capuzzo (IFB Brasília) e busca dar visibilidade a uma produção literária local e de muita qualidade. Após a mesa teremos o lançamento dos livros 'palavra preta' e 'privilégio branco: uma questão feminista (?)', de tatiana nascimento e do livro "Narrativas Afrobixas", de Pedro Ivo.
Nesta oficina, a equipe do Centro 18 de maio abordará o tema da prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Palestrantes: Ana Paula Severino, Adriana Barbosa de Brito e Thereza Lamare Franco Netto (Centro 18 de maio)
V Seminário Nacional sobre Autismo
- V Seminário Nacional sobre Autismo
Adequação Curricular na EPT - Viviani Guimarães (Neurocientista e
Vice-presidente do Moab)
A Lei 12.764/2012 e as Políticas Públicas para as Pessoas com Autismo -
Dr. Edilson Barbosa (Presidente do Moab e da Comissão de Defesa dos Direitos
das Pessoas com Autismo da OAB - DF)
Recebemos um Diagnóstico: e agora? - Michelle Andrade
Autismo na Adolescência: compreender
Shawana França (Mestre em Análise do Comportamento e Coordenadora da
Unika Kids)
Comunicação Aumentativa e Alternativa - Ana Paula Gulias (Psicopedagoga
e Diretora de Eventos do Moab.)
Show com a Banda Hey Jhony
Registre-se para participar e receber novidades