Oficina prática de como fabricar cerveja artesanal com utensílios domésticos acessíveis. Oficina com duração de 4h a ser realizada no Laboratório de Biotecnologia dos Alimentos no prédio da Agroindústria do IFB Campus Planaltina. Os inscritos (20 vagas) devem chegar com antecedência de 15min. Quem estiver na lista de espera, será liberada a entrada às 9h por ordem de chegada. É obrigatório o uso de calça comprida, sapato fechado e cabelo preso.
"Não será permitida a entrada de menores de idade"
Programação indisponível ou inexistente
Qualific Express 2023
Objetivo
O objetivo é realizar oficina de produção mudas do Cerrado, para restaurar esse bioma e propagar a
educação ambiental. Também realizaremos exposição/elaboração de produtos de plantas do Cerrado,
principalmente alimentícia.
Oficina prática de como fabricar cerveja artesanal com utensílios domésticos acessíveis. Oficina com duração de 4h a ser realizada no Laboratório de Biotecnologia dos Alimentos no prédio da Agroindústria do IFB Campus Planaltina. Os inscritos (20 vagas) devem chegar com antecedência de 15min. Quem estiver na lista de espera, será liberada a entrada às 9h por ordem de chegada. É obrigatório o uso de calça comprida, sapato fechado e cabelo preso.
"Não será permitida a entrada de menores de idade"
Nesta oficina os participantes irão degustar alguns estilos diferentes de cerveja artesanal, a fim de aprender as principais características de cada um dos estilos degustados. Faremos um exercício de análise sensorial e comparação com características, aromas e sabores das cervejas comerciais. A oficina será ofertada na sala 201 do Prédio Pedagógico do IFB Campus Planaltina, no dia 23/11 às 14h30. Os inscritos (25 vagas) deverão chegar com antecedência de 15min. Quem estiver na lista de espera, será liberada a entrada às 14h30 por ordem de chegada.
"Não será permitida a entrada de menores de idade"
Oficina prática de como fabricar cerveja artesanal com utensílios domésticos acessíveis. Oficina com duração de 4h a ser realizada no Laboratório de Biotecnologia dos Alimentos no prédio da Agroindústria do IFB Campus Planaltina. Os inscritos (20 vagas) devem chegar com antecedência de 15min. Quem estiver na lista de espera, será liberada a entrada às 9h por ordem de chegada.
"Não será permitida a entrada de menores de idade"
Conhecer todos os aspectos físicos, biológicos e físico-químicos a respeito do comportamento dos insumos em uma formulação que tradicionalmente teria em sua composição o glúten, pois este composto protéico confere qualidades únicas aos alimentos como elasticidade e extensibilidade, esclarecendo quais são as funções do glúten dentro de uma formulação, como agem e como eles afetam ao sistema digestivo de pessoas com a doença celíaca e quais insumos podem substituí-lo para conferir características similares.
Esta proposta tem como finalidade ofertar minioficinas de análise de tecidos, de tingimento natural e de técnicas de estamparia manual têxtil (tie dye e shibory) realizadas em produtos
confeccionados em tecidos de composição de fibra natural vegetal (100% algodão). As matérias-primas tintórias, como corantes e/ou pigmentos naturais, utilizadas para conferir cores e formas aos
produtos, serão extraídas de partes de plantas (caules, folhas, sementes, flores, frutos e raízes). O tema das minioficinas engloba discussões sobre fatores ambientais, sociais e econômicos,
relacionados à utilização de recursos naturais renováveis, e a prática de atividades manuais e de métodos alternativos para geração de renda.
Esta proposta tem como finalidade ofertar minioficinas de análise de tecidos, de tingimento natural e de técnicas de estamparia manual têxtil (tie dye e shibory) realizadas em produtos
confeccionados em tecidos de composição de fibra natural vegetal (100% algodão). As matérias-primas tintórias, como corantes e/ou pigmentos naturais, utilizadas para conferir cores e formas aos
produtos, serão extraídas de partes de plantas (caules, folhas, sementes, flores, frutos e raízes). O tema das minioficinas engloba discussões sobre fatores ambientais, sociais e econômicos,
relacionados à utilização de recursos naturais renováveis, e a prática de atividades manuais e de métodos alternativos para geração de renda.
A oficina envolve o cultivo e preparação de plantas ornamentais, bem como a criação de arranjos florais em esferas de musgo. Através da oficina, os participantes irão adquirir noções sobre o cultivo de plantas ornamentais e desenvolverão habilidades na composição de arranjos, preparando-os para uma futura inserção no mercado de trabalho relacionado à produção de plantas ornamentais. A oficina também se insere no contexto educacional, já que diferentes áreas das ciências biológicas podem ser abordadas em aulas práticas tendo Kokedamas como objetos de estudo.
De forma ampla, o objetivo desta oficina é promover a aproximação dos participantes com as análises químicas de alimentos por meio do aguçamento da curiosidade sobre a coloração dos
alimentos e suas funcionalidades nas análises químicas.
A oficina PANCs na gastronomia pretende explorar as possibilidades das Plantas Alimentícias Não Convencionais como ingredientes na alta gastronomia. A oficina será dividida em 5 momentos, abordando desde aspectos conceituais das PANCs até seu modo de preparo e aplicabilidade na cozinha profissional.
Através da Microtécnica Vegetal de baixo custo, os professores de Biologia ou Ciências podem dinamizar o ensino em sala de aula, apresentando novas metodologias de ensino que facilitem a compreensão dos temas abordados. Essa abordagem permite despertar a curiosidade dos estudantes em relação à Botânica, uma área que muitos autores denominam como desinteressante, devido à complexidade dos termos e a maneira que esse conhecimento é transmitido.
Através da Microtécnica Vegetal de baixo custo, os professores de Biologia ou Ciências podem dinamizar o ensino em sala de aula, apresentando novas metodologias de ensino que facilitem a compreensão dos temas abordados. Essa abordagem permite despertar a curiosidade dos estudantes em relação à Botânica, uma área que muitos autores denominam como desinteressante, devido à complexidade dos termos e a maneira que esse conhecimento é transmitido.
Explicaremos a finalidade da oficina que se trata da consciência ambiental e, quando usamos uma sacola reutilizável, deixamos de utilizar aproximadamente quinhentas sacolas de plástico por ano. E o que é melhor do que deixar essas sacolas com o nosso gosto ou até presentear alguém com elas? Utilizaremos tintas de tecido, pincéis, fôrmas prontas de desenhos (stencil) e as Ecobags lisas para decorar/colorir.
Explicaremos a finalidade da oficina que se trata da consciência ambiental e, quando usamos uma sacola reutilizável, deixamos de utilizar aproximadamente quinhentas sacolas de plástico por ano. E o que é melhor do que deixar essas sacolas com o nosso gosto ou até presentear alguém com elas? Utilizaremos tintas de tecido, pincéis, fôrmas prontas de desenhos (stencil) e as Ecobags lisas para decorar/colorir.
A oficina de artesanato propõe a conexão entre discentes em formação à experiência de ensinar para todas as idades, e promover a preservação dessa cultura por meio da transferência de conhecimentos culturais do artesanato como terapia, bem estar desenvolvimento de trabalhos manuais e inclusive a geração de renda extra. Na oficina teremos o uso de músicas, som ambiente e relaxantes, para auxiliar na concentração e interação entre os artesãos. Além disso, trazer imersão para as expressões artísticas e os eixos ali presentes.
Objetivo Geral: Aprender sobre o processo, funcionamento, manutenção e parametrização e controle de um drone.
Objetivo específico:
● Compreender o conteúdo teórico referente às peças do drone e seu funcionamento.
● Entender como funciona o processo de montagem do drone.
● Identificar os principais problemas que ocorrem durante a montagem.
● Conhecer e aprender como manusear as ferramentas de setup do drone.
● Discutir com os alunos as principais dificuldades e obstáculos que podem ocorrer no manuseio das ferramentas de setup.
Conteúdo a ser abordado:
● Componentes principais de um drone.
● Funcionamento de cada componente.
● Reconhecimento de peças e montagem do drone.
● Checagem e revisão do processo de montagem.
● Configuração usando o Ardupilot e Mission Planner.
Objetivo Geral: Aprender sobre o processo, funcionamento, manutenção e parametrização e controle de um drone.
Objetivo específico:
● Compreender o conteúdo teórico referente às peças do drone e seu funcionamento.
● Entender como funciona o processo de montagem do drone.
● Identificar os principais problemas que ocorrem durante a montagem.
● Conhecer e aprender como manusear as ferramentas de setup do drone.
● Discutir com os alunos as principais dificuldades e obstáculos que podem ocorrer no manuseio das ferramentas de setup.
Conteúdo a ser abordado:
● Componentes principais de um drone.
● Funcionamento de cada componente.
● Reconhecimento de peças e montagem do drone.
● Checagem e revisão do processo de montagem.
● Configuração usando o Ardupilot e Mission Planner.
A Oficina se propõe a capacitar interessados com Oficina de Crochê por meio de intercâmbio das discentes, artistas e artesãs dessas artesanias, para que aprendam, aperfeiçoem e/ou insiram as técnicas em suas produções.
São objetivos desta oficina:
• Capacitar docentes e/ou estudantes de licenciatura nas áreas STEAM (ciências da natureza, tecnologia, engenharia, artes e matemática) a desenvolverem experimentos didáticos com
grande potencial de interdisciplinaridade envolvendo lançamento, filmagem e análise da trajetória de foguetes.
• Promover a integração dos estudantes e servidores com a comunidade externa.
• Oportunizar a troca de saberes possibilitando o acesso ao conhecimento gerado no âmbito do IFB, especificamente o desenvolvido pelo professor proponente e seus orientandos de PIBID.
• Contribuir para a formação profissional, cidadã e crítica dos discentes, tanto dos estudantes do ensino médio bolsistas membros da equipe executora do projeto, quanto de estudantes de
cursos de licenciatura do IFB, UnB e outras instituições que venham a se inscrever e participar da oficina.
• Proporcionar aquisição de habilidades e competências que permitam iniciar o exercício da profissão docente, no caso de estudantes de licenciatura que venham a se inscrever e participar da oficina.
• Aprimorar, atualizar ou aprofundar habilidades técnicas em uma área específica do conhecimento, notavelmente a docência em nível médio ou séries finais do ensino fundamental nas áreas STEAM (ciência da natureza, tecnologia, artes e matemática)
• Qualificar docentes nas áreas STEAM a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mundo do trabalho.
A oficina apresentará técnicas de plantio e manutenção de plantas medicinais no ambiente domiciliar, introduzindo ao público espécies até então pouco divulgadas como o Balsamo (Sedum Dendroideum), Penicilina (Alternanthera Brasiliana), Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.), Cânfora (Artemisia camphorata), Arnica (Arnica montana), entre outras.
A realização da oficina consistirá em instruções sobre:
Preparo do solo;
Escolha de recipiente para plantio (dicas de reutilização de materiais recicláveis como garrafas pet, vasilhas de plástico, latas, caixa de leite/suco etc.);
Plantio (Apresentação das espécies e suas propriedades medicinais);
Instruções para a manutenção dos cultivos; (Irrigação, combate a pragas e doenças, necessidade de luz)
Tutorial e demonstrações de uso;
Distribuição de panfletos e divulgação de QR code com informações.
A oficina apresentará técnicas de plantio e manutenção de plantas medicinais no ambiente domiciliar, introduzindo ao público espécies até então pouco divulgadas como o Balsamo (Sedum Dendroideum), Penicilina (Alternanthera Brasiliana), Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.), Cânfora (Artemisia camphorata), Arnica (Arnica montana), entre outras.
A realização da oficina consistirá em instruções sobre:
Preparo do solo;
Escolha de recipiente para plantio (dicas de reutilização de materiais recicláveis como garrafas pet, vasilhas de plástico, latas, caixa de leite/suco etc.);
Plantio (Apresentação das espécies e suas propriedades medicinais);
Instruções para a manutenção dos cultivos; (Irrigação, combate a pragas e doenças, necessidade de luz)
Tutorial e demonstrações de uso;
Distribuição de panfletos e divulgação de QR code com informações.
A oficina apresentará técnicas de plantio e manutenção de plantas medicinais no ambiente domiciliar, introduzindo ao público espécies até então pouco divulgadas como o Balsamo (Sedum Dendroideum), Penicilina (Alternanthera Brasiliana), Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.), Cânfora (Artemisia camphorata), Arnica (Arnica montana), entre outras.
A realização da oficina consistirá em instruções sobre:
Preparo do solo;
Escolha de recipiente para plantio (dicas de reutilização de materiais recicláveis como garrafas pet, vasilhas de plástico, latas, caixa de leite/suco etc.);
Plantio (Apresentação das espécies e suas propriedades medicinais);
Instruções para a manutenção dos cultivos; (Irrigação, combate a pragas e doenças, necessidade de luz)
Tutorial e demonstrações de uso;
Distribuição de panfletos e divulgação de QR code com informações.
A oficina apresentará técnicas de plantio e manutenção de plantas medicinais no ambiente domiciliar, introduzindo ao público espécies até então pouco divulgadas como o Balsamo (Sedum Dendroideum), Penicilina (Alternanthera Brasiliana), Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.), Cânfora (Artemisia camphorata), Arnica (Arnica montana), entre outras.
A realização da oficina consistirá em instruções sobre:
Preparo do solo;
Escolha de recipiente para plantio (dicas de reutilização de materiais recicláveis como garrafas pet, vasilhas de plástico, latas, caixa de leite/suco etc.);
Plantio (Apresentação das espécies e suas propriedades medicinais);
Instruções para a manutenção dos cultivos; (Irrigação, combate a pragas e doenças, necessidade de luz)
Tutorial e demonstrações de uso;
Distribuição de panfletos e divulgação de QR code com informações.
São objetivos desta oficina:
• Capacitar docentes e/ou estudantes de licenciatura nas áreas STEAM (ciências da natureza, tecnologia, engenharia, artes e matemática) a desenvolverem experimentos didáticos com
grande potencial de interdisciplinaridade envolvendo lançamento, filmagem e análise da trajetória de foguetes.
• Promover a integração dos estudantes e servidores com a comunidade externa.
• Oportunizar a troca de saberes possibilitando o acesso ao conhecimento gerado no âmbito do IFB, especificamente o desenvolvido pelo professor proponente e seus orientandos de PIBID.
• Contribuir para a formação profissional, cidadã e crítica dos discentes, tanto dos estudantes do ensino médio bolsistas membros da equipe executora do projeto, quanto de estudantes de
cursos de licenciatura do IFB, UnB e outras instituições que venham a se inscrever e participar da oficina.
• Proporcionar aquisição de habilidades e competências que permitam iniciar o exercício da profissão docente, no caso de estudantes de licenciatura que venham a se inscrever e participar da oficina.
• Aprimorar, atualizar ou aprofundar habilidades técnicas em uma área específica do conhecimento, notavelmente a docência em nível médio ou séries finais do ensino fundamental nas áreas STEAM (ciência da natureza, tecnologia, artes e matemática)
• Qualificar docentes nas áreas STEAM a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mundo do trabalho.
Ao final da oficina, espera-se que os participantes estejam aptos a manejar pintos de um dia de forma responsável, sustentável e com foco no bem-estar animal.
Objetivos específicos:
• Compreender as etapas iniciais do desenvolvimento dos pintos e as suas principais necessidades nesse período crítico.
• Identificar os aspectos fundamentais para montagem do ambiente adequado para receber os pintos, incluindo controle de temperatura, iluminação, ventilação e segurança.
• Aprender sobre a alimentação correta dos pintos, incluindo os tipos de ração, água e suplementos nutricionais recomendados.
• Adquirir habilidades para realizar o manejo diário dos pintos, como limpeza do espaço, monitoramento da saúde e bem-estar das aves.
• Reconhecer os sinais de alerta que podem indicar problemas de saúde nos pintos e saber como agir em situações emergenciais.
• Entender as diferentes fases de crescimento dos pintos e os cuidados específicos necessários em cada etapa.
• Promover práticas sustentáveis de criação de aves, visando à preservação ambiental e ao bem-estar animal.
Na primeira parte da oficina, o objetivo é fornecer aos participantes uma compreensão básica dos CLPs e da linguagem Ladder, utilizada na programação desses dispositivos. Os participantes serão apresentados aos conceitos fundamentais do funcionamento de um CLP e como a linguagem
Ladder é aplicada para criar programas de controle. Já na segunda parte, os participantes serão introduzidos à programação de CLPs em um ambiente virtual, onde poderão criar e testar programas de controle. Por fim, na terceira e última parte da oficina, os participantes aplicarão o
conhecimento adquirido anteriormente para programar um kit didático de CLP e observar a execução dos programas de controle em dispositivos físicos.
Na primeira parte da oficina, o objetivo é fornecer aos participantes uma compreensão básica dos CLPs e da linguagem Ladder, utilizada na programação desses dispositivos. Os participantes serão apresentados aos conceitos fundamentais do funcionamento de um CLP e como a linguagem
Ladder é aplicada para criar programas de controle. Já na segunda parte, os participantes serão introduzidos à programação de CLPs em um ambiente virtual, onde poderão criar e testar programas de controle. Por fim, na terceira e última parte da oficina, os participantes aplicarão o
conhecimento adquirido anteriormente para programar um kit didático de CLP e observar a execução dos programas de controle em dispositivos físicos.
A oficina acontecerá nos dias 21/11 das 09h às 12h, 22/11 das 09h às 12h e das 14h às 17h e no dia 23/11 das 09h às 12h.
O objetivo é propiciar ao público a vivência da criação de um podcast de qualidade em cada uma de suas características, através das vivências que os professores proponentes têm em suas trajetórias profissionais e das produções realizadas dentro do curso de Produção Audiovisual no IFB campus Recanto das Emas. A oficina propiciará então aos partícipes um ingresso ou aprimoramento na área de produção de PodCasts, dando suporte a um profissional atuante com consciência crítica e cidadã. Assim, a principal finalidade da oficina é preparar o público para atuar com competência em qualquer etapa de produção de um PodCast.
Orientamos que os participantes levem notebook para uso durante a oficina.
A oficina é uma proposta de aula que busca compartilhar o bem-estar através da consciência corporal para trabalhadores dos serviços gerais e administrativos.
Ao identificar o desgaste físico e a exaustão mental, foram selecionados conteúdos da dança e do yôga, para minimizar a redução dos danos causados pelas atribuições do trabalho e aumentar a autovalorização, através de propostas em que as práticas corporais tornam-se ferramentas para os participantes utilizarem no trabalho e na vida.
Serão dois dias de oportunidade para você participar deste encontro com muita expressão, movimento e relaxamento. Venha se movimentar! (A oficina será realizada com o mesmo conteúdo em dois dias)
A oficina é uma proposta de aula que busca compartilhar o bem-estar através da consciência corporal para trabalhadores dos serviços gerais e administrativos.
Ao identificar o desgaste físico e a exaustão mental, foram selecionados conteúdos da dança e do yôga, para minimizar a redução dos danos causados pelas atribuições do trabalho e aumentar a autovalorização, através de propostas em que as práticas corporais tornam-se ferramentas para os participantes utilizarem no trabalho e na vida.
Serão dois dias de oportunidade para você participar deste encontro com muita expressão, movimento e relaxamento. Venha se movimentar! (A oficina será realizada com o mesmo conteúdo em dois dias)
Registre-se para participar e receber novidades