Exposição - "A minha singularidade molda a minha identidade". A mostra contará com 10 a 15 desenhos elaborados por estudantes do Ensino Médio Integrado com Altas Habilidades e Deficiência Intelectual do campus Recanto das Emas. O principal objetivo é fomentar a conscientização acerca da singularidade de cada indivíduo no mundo, retratando suas perspectivas e expressões através da arte.
Programação indisponível ou inexistente
Mostra de ações culturais e artísticas em suas várias categorias, tanto no espaço de Palco quanto em espaço expositivo, promovendo a divulgação de trabalhos que exprimam diversidade e multiplicidade dessas ações produzidas no âmbito do IFB.
A Banda Ondas do Riacho iniciou seus trabalhos no início de de 2022 coordenada pela profª Raquel Marques e profº Thiago Viana, do Campus Riacho Fundo. A banda é formada majoritariamente por alunos do EMI, mas, por se tratar de um projeto de extensão, conta ainda com a participação de servidores do Campus e da comunidade externa. Recebeu premiação no I Festival de Música do IFB, ocorrido em 2023, de 2º lugar nas categorias "música autoral", com uma música composta pelo aluno Victor Augusto Gaúna, e "releitura". A Banda tem se apresentado em diversos eventos e obtido prestígio diante da comunidade acadêmica.
"Vozeirinhos: Dando Voz e Visibilidade aos Pequenos Animais" é um projeto cultural que visa dar voz e visibilidade aos pequenos animais que habitam no IFB Campus Planaltina. Através de uma abordagem interdisciplinar que combina arte, educação e sensibilização sobre o cuidado e atenção às necessidades para animais de companhia que frequentemente são abandonados e/ou perdidos, este projeto busca conscientizar o público sobre a importância dos pequenos animais em nossas vidas e no cotidiano das pessoas.
A catira, apresentada por estudantes do Campus Planaltina, também chamado de cateretê é uma dança da cultura popular brasileira, especialmente do ambiente e vida rural, acompanhada por música caipira, conhecida normalmente por “modão de viola”, em que o ritmo musical e a performance da dança são marcados por batida dos pés e mãos dos dançarinos de forma coreográfica. A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens e mulheres (lavradores, boiadeiros, normalmente gente ligada a vida rural). Formada por componentes em dupla e mais uma dupla (ou mais) de violeiros, que tocam e cantam a moda.
O Ema em Dança é um evento do Campus Recanto das Emas que apresenta como objetivo promover manifestações artísticas, culturais e corporais através da dança. Ele se caracteriza como uma mostra de dança escolar que visa finalizar o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas da disciplina Educação Física dos estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio. No ano de 2023, tivemos o prazer de instituir como tema central do evento, os "50 anos de Hip Hop".
O espetáculo "Além das Palavras" é uma construção coletiva dos educandos do projeto de Circo Social do Intervenções de Circo Social. O projeto, cadastrado como projeto de extensão, acontece todas às terças e quintas-feiras de 18h às 20h no ginásio do IFB Campus Gama. Iniciamos nossa jornada junto ao IFB em 2017 com o recurso de um Edital de Extensão e, desde então, renovamos e reinventamos o projeto a cada ano, com o apoio do IFB e do Fundo de Apoio à Cultura e Secretaria de Economia Criativa do DF. Nesse ano, além das oficinas continuadas no Campus Gama, realizamos 12 horas de oficinas no Coletivo da Cidade na Estrutural, levando a magia do Circo Social para as crianças e adolescentes atendidos pelo Coletivo. Para a finalização desse projeto, realizaremos três apresentações do espetáculo "Além das Palavras": 21/11 às 16h no ConectaIF em Planaltina na Mostra de Arte e Cultura; 25/11 no Centro de Educação Profissional de Santa Maria (QR 119 - Acima do corpo de bombeiros, próximo ao BRT) às 19h; e 02/12 às 19h no IFB Campus Gama, onde acontecem as aulas. O espetáculo usa esquetes circenses para explicar o significado de algumas palavras que tocaram os educandos durante a jornada de oficinas, sempre com muita poesia e sensibilidade. A entrada é gratuita e a indicação é livre.
Nesta obra coreográfica, três dançarinas negras de pele clara dançam uma reflexão sobre a existência de seus corpos no mundo, lidando com suas próprias questões identitárias que envolvem sua experiência estética coletiva do R&B e do mastro acrobático em diálogo com a dança experimental contemporânea. As duas cenas simultâneas (um duo e um solo) dialogam pelo contraste estético e pelas confluências temáticas que tocam na profundidade de suas disposições performativas no mundo como artistas-professoras-pesquisadoras.
Dançarinas-criadoras: Débora Miranda, Gabi Delgado, Juliana Faustino
Orientação e direção de cena: Diego Pizarro
O projeto 'Feel the Beat' traz ao ConectaIF 2023 um instrumento digital concebido e construído por professores e alunos do Instituto Federal de Brasília. Essa iniciativa pioneira tem como objetivo não apenas apresentar as diversas etapas de criação de uma bateria eletrônica usando conceitos de robótica e materiais reutilizáveis, mas também destacar a integração desse instrumento digital por um grupo musical - a banda Jovem REC do campus Recanto das Emas. Uma das inovações mais significativas do projeto inserido na Cultura Maker é o desenvolvimento de uma tecnologia assistiva que permite a percepção tátil/vibratória em tempo real por deficientes auditivos das sonoridades produzidas pela bateria.
Somos Umbral, uma banda genuinamente brasiliense imersa nas raízes do rock em seus mais diversos subestilos. Formada nos corredores do IFB CBRA, por três estudantes e músicos fãs do gênero, cada um com suas peculiaridades e habilidades. Já nos apresentamos em algumas ocasiões, mas faremos desses momentos no ConectaIF 2023, algo único.
Ivan: guitarrista, vocalista e solista da banda, adora os mais diversos estilos dentro do rock e do mpb. É um dos “fundadores” e está na banda desde a primeira formação. Faz parte do ensino médio técnico integrado em eventos.
Ewerton Bramos: baterista e backing vocal do Umbral desde sua fundação, eclético e fã do fuzuê e do rock estrangeiro e brasileiro. Além de musicista, é escritor, professor, pesquisador e estudante do curso superior de tecnologia em sistemas para internet do IFB Brasília.
Guto: o baixista e tecladista do Umbral é o mais recente membro da banda, fã de rock, música eletrônica e suas misturas. É estudante do curso técnico integrado em eventos do IFB Brasília, egresso da escola de música de Brasília, onde estudou Harpa clássica, é produtor fonográfico e membro do coletivo cultural da Granja do Torto.
Esta exposição apresentará trabalhos desenvolvidas pelos
estudantes do Campus Planaltina, que participam da Oficina
de Artes Visuais e FIC- Artesão em cerâmica. Os trabalhos
foram produzidos a partir da apreciação de obras de artistas
brasileiros, como Mestre Vitalino, Mestre Galdino, Ana das
Carranca e Francisco Brennand. Além do aspecto estético,
as temáticas exploradas por estes artistas, como a cultura
regional, mitos populares e lendas da Amazônia também
foram fontes de inspiração. Desse modo, resultaram
esculturas de criaturas híbridas fantásticas e seres míticos.
Além disso, os estudantes também produziram máscaras,
inspiradas em culturas diversas do Brasil e do mundo.
A exposição "Libertem as Crianças" é uma iniciativa do grupo de pesquisa e extensão Pé no Barro, do IFB campus São Sebastião, que tem o objetivo explorar como a natureza, com seus materiais, sensações e experiências potencializam a criatividade das crianças nas brincadeiras e em seus processos artísticos. Para isso, vamos apresentar 10 peças que expressam ideias que surgiram a partir de cartografia do livro homônimo de Carlos Neto, que discorre sobre a urgência de brincar na natureza, se movimentar e da importância do risco na infância, que incluem ilustração das crianças da LudoIF. Além disso, vamos expor nosso fogãozinho a lenha de cupinzeiro, um brinquedo rico em aprendizado, feito apenas com elementos da natureza e que faz comida de verdade! Por fim, teremos uma maquete interativa que representa o espaço do nosso campus, em que a área verde pode ser transformada por você: incluindo elementos naturais, como pedras, sementes, folhas e flores secas, além de pequenos bancos e objetos criados com materiais disponíveis. O objetivo é pensar - e sonhar - como a natureza e o cerrado estão presentes no IFB. Quem passar pela exposição pode também adquirir nossas ecobags, confeccionadas pelos estudantes do Ensino Médio, no âmbito do projeto Pipa. Nossa exposição estará aberta nos três dias do ConectaIF.
Exposição "Pinturas Afetivas: Celebrando os Educadores do Brasil" busca junto a comemoração dos 15 Anos dos Institutos Federais, compreender a educação brasileira pela arte ao apresentar renomados educadores brasileiros, com ênfase naqueles que são negros, LGBTQIAP+ e mulheres. Serão entre 15 a 17 quadros pintados à mão, em madeira pinus - projeto de estudantes do IFB Campus Brasília do curso Tecnólogo em Eventos. A escolha do material se deve a sua versatilidade e representa a sustentabilidade, refletindo o compromisso dos artistas com a preservação ambiental.
Exposição - "A minha singularidade molda a minha identidade". A mostra contará com 10 a 15 desenhos elaborados por estudantes do Ensino Médio Integrado com Altas Habilidades e Deficiência Intelectual do campus Recanto das Emas. O principal objetivo é fomentar a conscientização acerca da singularidade de cada indivíduo no mundo, retratando suas perspectivas e expressões através da arte.
A banda começou com duas estudantes da mesma sala, que acharam uma coisa em comum que era a música. Ficaram sabendo através do professor Gustavo (professor de música) que tinham alguns eventos no IF que poderíamos apresentar. Com o decorrer do tempo fomos ensaiando e conhecendo pessoas com o mesmo interesse que o nosso, como o Pedro, o Guilherme, a Lorena e a Bia. Em 2022 a banda incompatível foi bicampeã do festival de música no nosso próprio campus. Nosso estilo principal é o pop e MPB.
O repentista Osnil Soares veio ainda menino do sertão de Pernambuco para Brasília, se radicou em Planaltina e participa do movimento do Repente no DF por influências de seu irmão mais velho, que era repentista profissional no Nordeste, e de seu pais, que sazonalmente organizava cantorias de repentistas. Osnil participou de diversas competições locais de repentistas e projetos como Repente na Escola, Cantoria Escola e outros, levando a arte do Repente ao público geral. Em 2023 Osnil Soares obteve apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF para realizar o projeto CANTADOR e promover apresentações de repentistas em espaços culturais e unidades educacionais de Sobradinho e Planaltina. Foram convidados os dois repentistas de maior destaque do DF para o projeto, Chico de Assis e João Santana, e o mestre Donzílio Luiz de Oliveira, que produziu para o projeto um livreto de Literatura de Cordel em memória dos repentistas que viveram em Planaltina. No IFB, Osnil se apresentará com João Santana, repentista brasiliense que venceu consecutivamente mais de 11 competições de repentistas no DF. Músico, cordelista e produtor cultural com mais de vinte anos de atuação em todo o Brasil e no exterior.
O FEST MUSIC é um projeto que visa estimulara autonomia e o desenvolvimento artístico dos alunos do centro de ensino médio 01 de São Sebastião. O projeto teve início em maio de 2023, idealizado e coordenado pelo professor Wallison Soares, é composto por 3 equipes, a saber: banda, dança e técnica.
@festmusic_cem01
Conheça a história da banda Pivô Central, um grupo de seis talentosos músicos que compartilham a paixão pela música e têm como missão levar alegria e momentos inesquecíveis ao público. Com Diego Martins na bateria, Gustavo Tavares no baixo, Leila Ferreira nos vocais, Vinícius na guitarra, Lucas Tawan no violão e Guilherme Siqueira na assistência de som, a banda possui um gosto eclético que agrada a todos os gostos musicais. Além disso, os integrantes são estudantes do Instituto Federal de Brasília, campus Planaltina, nas áreas de agropecuária e biologia. Prepare-se para uma jornada musical única e memorável ao lado dessa talentosa banda.
O Ema em Dança é um evento do Campus Recanto das Emas que apresenta como objetivo promover manifestações artísticas, culturais e corporais através da dança. Ele se caracteriza como uma mostra de dança escolar que visa finalizar o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas da disciplina Educação Física dos estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio. No ano de 2023, tivemos o prazer de instituir como tema central do evento, os "50 anos de Hip Hop".
Nós somos a dupla Henrique e Daniel do Ensino médio integrado em Agropecuária, com três integrantes, Arthur Henrique da turma 1APD, Daniel Lopes da turma 2APA e Calebe 1APD, Estudantes do IFB Campus Planaltina, prontos para fazer um show inesquecível no evento mais esperado do ano CONECTAIF, com diversas músicas, mas firmando a essência do agro, o estilo sertanejo corre em nossas veias, nos deixando cada dia mais próximo e firme em nossa cultura antiga e maravilhosa,
A pintura é considerada um meio de expressão e comunicação não verbal e, dentro desse contexto a proposta BIOARTE- Embriologia e Arte coloca-se para a promoção da diversidade cultural e artística, ao favorecer a difusão de conhecimento na área das ciências biológicas por meio da arte pintura em tela, fugindo das propostas tradicionais de expressões em telas. Sendo também, uma alternativa de expressão cultural que leva à ciência para todos.
Registre-se para participar e receber novidades