Muchos cuestionamentos fueron y todavía son planteados respecto al uso de la IA en el campo de las artes. ¿Cuánto tiene de original una obra gestionada con inteligencia artificial? ¿Cuán creativa es si el proceso involucra a un algoritmo y no solo a un sujeto creador? ¿Es una obra artística producida con estas plataformas tan legítima como la que crea un humano? Estos son algunos ejemplos de preguntas que surgieron en los últimos años, pero... ¿lo que exponen es algo de hecho novedoso? Este taller se propone discutir de qué forma la IA está impactando nuestra concepción de arte en la contemporaneidad y cómo podemos utilizarla para fomentar la creatividad en los estudiantes de ELE.
Programação indisponível ou inexistente
Há nove anos o evento do Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação foi criado para divulgar à comunidade escolar as pesquisas e tornar pública as defesas dos Projetos de Conclusão de Curso (PCC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Letras - Espanhol do campus Ceilândia. Desde então, foram oito edições. O IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação será realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, no Campus Ceilândia. Ao longo desses cinco dias, serão oferecidas palestras e oficinas referentes às subáreas das Ciências da Linguagem e Educação, a saber: Linguística Aplicada (LA); Linguística, Literatura e Educação, bem como atividades de imersão cultural, em especial de cultura e costumes de países hispânicos, e as defesas dos trabalhos de pesquisa dos nossos estudantes.
Trata-se de uma oficina sobre ferramentas digitais voltadas para o ensino, aprendizagem e avaliação na perspectiva do espanhol como língua adicional (ELA). A ideia surgiu em uma das rodas de conversa das aulas de Estágio Supervisionado III em que foi solicitado aos alunos que compartilhassem com a turma ferramentas digitais úteis para esse contexto.
Tem objetivo de orientar estudantes sobre o uso ético e responsável da inteligência artificial na produção acadêmica. Com duração de 1h30min, a atividade será dividida em momentos dinâmicos, incluindo uma introdução participativa em que serão abordados os principais problemas que envolvem o uso da IA em textos acadêmicos, tais como plágio e perda de autoria. No segundo momento, iremos praticar estratégias de uso responsável da IA, tais como elaboração de prompts éticos, referências e revisão ortográfica. O foco é capacitar os participantes a utilizar ferramentas de IA como apoio, mantendo a autonomia e a originalidade nos seus textos.
Roda de conversa sobre as obras lidas ao longo do semestre.
Roda de conversa sobre o processo de publicação das produções autorais realizadas ao longo do semestre.
O idioma Espanhol, oficial em 22 países, conecta pessoas e culturas por meio de sua rica diversidade linguística. Nesse sentido, a oficina “Passaporte Cultural - Uma viagem pela América do Sul e pelo Caribe” tem como objetivo conectar os estudantes do curso de licenciatura em Letras-Espanhol à cultura de alguns países de língua espanhola. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de possibilitar a prática do espanhol por meio de conteúdos que enaltecem a cultura dessas nações, tais como, literatura, esporte, culinária, dança, dentre outros. Será uma oportunidade para praticar diálogos, escrita e expansão vocabular por meio de atividades dinâmicas e interativas, aliando teoria e prática. Venha embarcar nessa aventura com a gente!
Este simpósio tem como proposta apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do IFB, com foco na área de Espanhol. A proposta contempla uma abordagem sobre os fundamentos e a relevância do programa na formação inicial de professores, bem como os principais desafios enfrentados no desenvolvimento das atividades. Serão também compartilhados relatos de experiências dos bolsistas. O espaço será de troca, reflexão e valorização da prática docente em construção.
Esta apresentação fará uma abordagem acerca da história da crônica no Brasil. Apesar de sua história começar na Inglaterra, a crônica ganha contornos específicos aqui. Por isso, a pergunta: É gênero jornalístico ou literário? Procurará deixar claros os elementos de definição desse gênero.
O presente simpósio tem como objetivo refletir sobre as múltiplas formas de luta e resistência presentes nas literaturas hispânicas dos séculos XIX e XX, a partir da análise de duas obras significativas: Aves sin nido (1889), de Clorinda Matto de Turner, e Biografía de un cimarrón (1966), de Miguel Barnet. Em Aves sin nido, discutem-se as estruturas de opressão social, étnica e de gênero no contexto do Peru do século XIX, destacando-se a resistência dos personagens indígenas diante da exploração e injustiça promovidas pelas elites e instituições coloniais. Já Biografía de un cimarrón, construída a partir do relato oral de Esteban Montejo, ex-escravizado cubano, revela as formas de resistência cultural e política dos afrodescendentes em Cuba, desde a escravidão até o período revolucionário. As leituras propostas procuram evidenciar como as narrativas literárias funcionam como instrumentos de denúncia e memória histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica sobre os processos de dominação e emancipação nos contextos latino-americanos.
Muchos cuestionamentos fueron y todavía son planteados respecto al uso de la IA en el campo de las artes. ¿Cuánto tiene de original una obra gestionada con inteligencia artificial? ¿Cuán creativa es si el proceso involucra a un algoritmo y no solo a un sujeto creador? ¿Es una obra artística producida con estas plataformas tan legítima como la que crea un humano? Estos son algunos ejemplos de preguntas que surgieron en los últimos años, pero... ¿lo que exponen es algo de hecho novedoso? Este taller se propone discutir de qué forma la IA está impactando nuestra concepción de arte en la contemporaneidad y cómo podemos utilizarla para fomentar la creatividad en los estudiantes de ELE.
ABERTURA - ATIVIDADE CULTURAL
Ana Rüsche é escritora, finalista do Jabuti. Em 2025, lançou o romance “Carga viva” (Rocco) e o livro de crítica “Quimeras do agora: Literatura, ecologia e imaginação política no Antropoceno” (Bandeirola) em 2025. Publicou A telepatia são os outros (2019) e Ferozes melancolias (ensaios, 2024), entre outros. Concluiu o Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. Foi publicada na China, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Itália e México
Gladys Quevedo-Camargo é graduada em Letras - Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui Aperfeiçoamento em Linguística Aplicada pela mesma instituição, e mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou dois estágios de pós-doutoramento (2011/2013 e 2017/2018) na área de avaliação de línguas no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (IEL/UNICAMP) . Está credenciada no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) e no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL), ambos da UnB. Atuou no Programa Permanente de Extensão UnBIdiomas como subcoordenadora geral (2013/2014) e coordenadora geral (2014/2015). Foi coordenadora pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras-Inglês MEC/CAPES UnB (2014/2015 e 2018/2019) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) (2018-2019). Faz parte da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e do BrazTesol, com participação no Assessment Special Interest Group. Também é membro da International Language Testing Association (ILTA) e vic-presidente (2024-2025) da Latin American Association for Language Testing and Assessment (LAALTA). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas - GEP-LALIS (UnB/CNPq), vice-líder do grupo de pesquisa Tessituras: interação, gênero e (con)texto (UnB/CNPq), e membro do grupo de pesquisa FELICE (UEL/CNPq) - Formação de professores e ensino de línguas para crianças.
Mariana Marceli Damacena Dutra - Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade de Brasília e atua como professora de língua inglesa e formadora de professores de línguas adicionais. Faz parte dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas (GEP-LALIS), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Professores de Línguas e Avaliação (GEPEPLA) e Grupo de Estudos em Fonética Aplicada (GrEFAp).
Aline Netto Brum Barreto - Doutoranda em Linguística (PPGL) na Universidade de Brasília (UnB), mestra em Linguística Aplicada (PPGLA) pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora da área de letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL). Integra o "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Professores de Línguas e Avaliação" (GEPEPLA); o "Grupo de Estudos em Fonética Aplicada" (GrEFAp) e o "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas" (GEP-LALIS)
Marcos Bagno é um linguista e escritor brasileiro. è Licenciado em Letras e possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Filologia pela Universidade de São Paulo.É professor da Universidade de Brasília. Bagno é autor de livros infantis e juvenis, além de obras na área de sociolinguística. Seus livros mais famosos são A língua de Eulália e Preconceito linguístico, no qual o autor evidencia a relação entre língua e política. É conhecido por defender a revisão da norma-padrão do português, pela inclusão de variações linguísticas e formas orais como expressão genuína e correta do português brasileiro.
Vanessa Villardi Pereira É mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília e especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras: Português/Espanhol/Literaturas e em Letras: Português/Italiano/Literaturas. Foi professora de espanhol do Instituto Cervantes de Brasília e de Centros Interescolares de Línguas (CIL). Atualmente, compõe a equipe técnico-pedagógica da Gerência de Educação Ambiental, Língua Estrangeira, Memórias e Arte-Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Também é presidente da Associação de Professores de Espanhol do Distrito Federal (APEDF) e criadora de conteúdo do canal do Youtube @tuprofevanessa. É mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília e especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras: Português/Espanhol/Literaturas e em Letras: Português/Italiano/Literaturas. Foi professora de espanhol do Instituto Cervantes de Brasília e de Centros Interescolares de Línguas (CIL). Atualmente, compõe a equipe técnico-pedagógica da Gerência de Educação Ambiental, Língua Estrangeira, Memórias e Arte-Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Também é presidente da Associação de Professores de Espanhol do Distrito Federal (APEDF) e criadora de conteúdo do canal do Youtube @tuprofevanessa.
IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação
O Simpósio Temático Disseminando conhecimentos sobre o Ensino de Línguas e Inclusão, do IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação, do Instituto Federal de Brasília organizado pelo Programa do Curso superior de Licenciatura em Letras Espanhol do IFB, Campus Ceilândia visa integrar e divulgar investigações desenvolvidas envolvendo as questões do ensino de línguas e inclusão, configura-se como um importante espaço de debate sobre a produção acadêmica ligada ao ensino de línguas e a inclusão.
A realização do Simpósio Temático
Será realizado no dia 22 de julho de 2025, no horário das 10h às 12 horas, Sala a definir.
O propósito do Simpósio Temático é difundir resultados de trabalhos conclusivos de Pesquisas de Iniciação Científica e de graduação como uma maneira de valorizar, incentivar e fortalecer a formação de investigadores na área.
O público-alvo para este evento temático são estudantes de graduação em Letras e áreas afins, cujas pesquisas estejam voltadas para a relação entre as práticas educativas envolvendo a relação entre ensino de línguas e inclusão.
Cada estudante poderá submeter apenas um (01) trabalho em forma de resumo, na condição de primeira autoria e a pessoa orientadora deve constar no resumo submetido.
Serão selecionados até 6 trabalhos que abordem a relação entre ensino de línguas e inclusão.
O Simpósio Temático será coordenado pela professora Doutora Veronica Lima da Fonseca Almeida e a professora Mestre Patrícia Silva Santiago Melo, que reunirá os autores dos trabalhos selecionados.
O uso do tempo de cada trabalho será de 15 minutos para apresentação em slides.
O debate sobre o trabalho decorrerá a cada finalização do trabalho apresentado, com interação entre coordenadores e público do evento.
Todos os participantes do simpósio devem estar inscritos no IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação, selecionados receberão um certificado de apresentação de trabalho.
Inscrições e prazos
Período de submissões: de 20/06/25 até 07/07/25
As submissões ocorrerão por meio do envio do trabalho para e-mail: simposio.linguaeinclusao@gmail.com, assunto: submissão do resumo: Título do trabalho.
Divulgação dos resultados:11 de julho de 2025
Requisitos para participação
Trabalhos concluídos de Iniciação da Pesquisa (PIBIC - ano de realização da pesquisa), em coautoria com orientador (máximo de 2 autores)
Trabalhos de Conclusão de Curso (finalizado), em coautoria com orientador (máximo de 2 autores) em Letras e área afins.
Apresentação presencial obrigatória no evento no IFB, Campus Ceilândia.
Resumo
O resumo deve seguir o padrão apresentando os seguintes elementos:
1. Título (negrito, fonte Arial tamanho 14, somente a inicial maiúscula);
2. Autor/instituição/e-mail;
3. Resumo Geral (fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples) apresentando: Título, objetivos, fundamentação teórica com indicação de autores, metodologia, resultados finais da pesquisa e conclusões, devendo ter entre 250 e 350 palavras..
4. Palavras-chave: de 3 a 5 separadas por ponto.
Observação
Os trabalhos selecionados receberão a carta de aceite no endereço eletrônico cadastrado no ato do envio do resumo submetido.
Muchos cuestionamentos fueron y todavía son planteados respecto al uso de la IA en el campo de las artes. ¿Cuánto tiene de original una obra gestionada con inteligencia artificial? ¿Cuán creativa es si el proceso involucra a un algoritmo y no solo a un sujeto creador? ¿Es una obra artística producida con estas plataformas tan legítima como la que crea un humano? Estos son algunos ejemplos de preguntas que surgieron en los últimos años, pero... ¿lo que exponen es algo de hecho novedoso? Este taller se propone discutir de qué forma la IA está impactando nuestra concepción de arte en la contemporaneidad y cómo podemos utilizarla para fomentar la creatividad en los estudiantes de ELE.
Este simpósio propõe uma reflexão coletiva sobre a obra Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, por meio de leituras críticas realizadas pelos estudantes. As apresentações abordarão diferentes aspectos da narrativa, buscando destacar a complexidade e atualidade da obra, ao promover um diálogo entre os elementos literários e os contextos históricos e sociais da obra.
Apresentar pintores hispânicos tradicionais e atuais fazendo um comparativo com fechamento de uma atividade sobre a temática exposta.
Registre-se para participar e receber novidades