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Disponível PCC - Literatura espanhola infantil como recurso de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Data: Dia 22/07/2025 | Das 11:00 às 12:00
Local: IFB Campus Ceilândia
Início das Inscrições: 11/07/2025
Término das Inscrições: 22/07/2025

PCC - Literatura espanhola infantil como recurso de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Estudante - Maria Eduarda Gonçalves da Silva


Orientação - Camila Lopes Godinho

Banca Examinadora - Amanda Luzia da Silva

Instrutor(es): AMANDA LUZIA DA SILVA | Camila Lopes Godinho | Maria Eduarda Gonçalves da Silva

Programação indisponível ou inexistente

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IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação

Há nove anos o evento do Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação foi criado para divulgar à comunidade escolar as pesquisas e tornar pública as defesas dos Projetos de Conclusão de Curso (PCC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Letras - Espanhol do campus Ceilândia. Desde então, foram oito edições. O IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação será realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, no Campus Ceilândia. Ao longo desses cinco dias, serão oferecidas palestras e oficinas referentes às subáreas das Ciências da Linguagem e Educação, a saber: Linguística Aplicada (LA); Linguística, Literatura e Educação, bem como atividades de imersão cultural, em especial de cultura e costumes de países hispânicos, e as defesas dos trabalhos de pesquisa dos nossos estudantes.

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Conectad@s: Recursos Digitales para la Enseñanza de Español como Lengua Adicional (ELA)

Trata-se de uma oficina sobre ferramentas digitais voltadas para o ensino, aprendizagem e avaliação na perspectiva do espanhol como língua adicional (ELA). A ideia surgiu em uma das rodas de conversa das aulas de Estágio Supervisionado III em que foi solicitado aos alunos que compartilhassem com a turma ferramentas digitais úteis para esse contexto.

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ChatGPT ou Ctrl+C? Como usar a IA sem cair em plágio.

Tem objetivo de orientar estudantes sobre o uso ético e responsável da inteligência artificial na produção acadêmica. Com duração de 1h30min, a atividade será dividida em momentos dinâmicos, incluindo uma introdução participativa em que serão abordados os principais problemas que envolvem o uso da IA em textos acadêmicos, tais como plágio e perda de autoria. No segundo momento, iremos praticar estratégias de uso responsável da IA, tais como elaboração de prompts éticos, referências e revisão ortográfica. O foco é capacitar os participantes a utilizar ferramentas de IA como apoio, mantendo a autonomia e a originalidade nos seus textos.



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Café Literário

Roda de conversa sobre as obras lidas ao longo do semestre.

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PublicAÇÃO

Roda de conversa sobre o processo de publicação das produções autorais realizadas ao longo do semestre.

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Passaporte Cultural - Uma viagem pela América do Sul e pelo Caribe

O idioma Espanhol, oficial em 22 países, conecta pessoas e culturas por meio de sua rica diversidade linguística. Nesse sentido, a oficina “Passaporte Cultural - Uma viagem pela América do Sul e pelo Caribe” tem como objetivo conectar os estudantes do curso de licenciatura em Letras-Espanhol à cultura de alguns países de língua espanhola. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de possibilitar a prática do espanhol por meio de conteúdos que enaltecem a cultura dessas nações, tais como, literatura, esporte, culinária, dança, dentre outros. Será uma oportunidade para praticar diálogos, escrita e expansão vocabular por meio de atividades dinâmicas e interativas, aliando teoria e prática. Venha embarcar nessa aventura com a gente!

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PIBID/IFB: Experiências e Reflexões da Área de Espanhol

Este simpósio tem como proposta apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do IFB, com foco na área de Espanhol. A proposta contempla uma abordagem sobre os fundamentos e a relevância do programa na formação inicial de professores, bem como os principais desafios enfrentados no desenvolvimento das atividades. Serão também compartilhados relatos de experiências dos bolsistas. O espaço será de troca, reflexão e valorização da prática docente em construção.

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Crônica: gênero jornalístico ou literário?

Esta apresentação fará uma abordagem acerca da história da crônica no Brasil. Apesar de sua história começar na Inglaterra, a crônica ganha contornos específicos aqui. Por isso, a pergunta: É gênero jornalístico ou literário? Procurará deixar claros os elementos de definição desse gênero.

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Luta e resistência nas literaturas do século XIX e XX

O presente simpósio tem como objetivo refletir sobre as múltiplas formas de luta e resistência presentes nas literaturas hispânicas dos séculos XIX e XX, a partir da análise de duas obras significativas: Aves sin nido (1889), de Clorinda Matto de Turner, e Biografía de un cimarrón (1966), de Miguel Barnet. Em Aves sin nido, discutem-se as estruturas de opressão social, étnica e de gênero no contexto do Peru do século XIX, destacando-se a resistência dos personagens indígenas diante da exploração e injustiça promovidas pelas elites e instituições coloniais. Já Biografía de un cimarrón, construída a partir do relato oral de Esteban Montejo, ex-escravizado cubano, revela as formas de resistência cultural e política dos afrodescendentes em Cuba, desde a escravidão até o período revolucionário. As leituras propostas procuram evidenciar como as narrativas literárias funcionam como instrumentos de denúncia e memória histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica sobre os processos de dominação e emancipação nos contextos latino-americanos.

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¿La lectura y escritura creativas en peligro? Estrategias para el fomento de la creatividad en las clases de ELE en tiempos de IA

Muchos cuestionamentos fueron y todavía son planteados respecto al uso de la IA en el campo de las artes. ¿Cuánto tiene de original una obra gestionada con inteligencia artificial? ¿Cuán creativa es si el proceso involucra a un algoritmo y no solo a un sujeto creador? ¿Es una obra artística producida con estas plataformas tan legítima como la que crea un humano? Estos son algunos ejemplos de preguntas que surgieron en los últimos años, pero... ¿lo que exponen es algo de hecho novedoso? Este taller se propone discutir de qué forma la IA está impactando nuestra concepción de arte en la contemporaneidad y cómo podemos utilizarla para fomentar la creatividad en los estudiantes de ELE.

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ABERTURA - ATIVIDADE CULTURAL

ABERTURA - ATIVIDADE CULTURAL

A solenidade de abertura do IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação marcará o início oficial das atividades do evento, contando com a presença de autoridades do campus Ceilândia: o Diretor-Geral, professor Paulo Henrique Sales Wanderley; a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Caroline Barbosa Roque Mourão; e a Coordenadora de Ensino, professora Márcia Pereira da Silva. Para abrilhantar ainda mais esse momento especial, teremos a honra de receber a Banda de Música da Presidência da República, que realizará uma apresentação durante a cerimônia.

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Mesa redonda Saberes, práticas e inclusão no ensino e aprendizagem de línguas

Saberes, práticas e inclusão no ensino e aprendizagem de línguas 

        

 Coordenadores: Veronica Lima da Fonseca Almeida (veronica.almeida@ifb.edu.br)

                                       Geovani Amaral Santos (geovani.santos@ifb.edu.br)


A Mesa de Saberes, práticas e inclusão no ensino e aprendizagem de línguas do IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação, do Instituto Federal de Brasília e do Programa do Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol, Campus Ceilândia, visa integrar e divulgar investigações e trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino, abrindo um importante espaço e debate abrangendo a produção acadêmica e as práticas pedagógicas relacionadas com ensino de línguas e inclusão.


Convidados


Cristiane Resende Silva Macedo E-mail: resende.cristiane@gmail.com

Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília (2006) com Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2021).

Professora do Centro Interescolar de Línguas (CIL)  do Riacho Fundo 1. 

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.


Raquel Romero Guillemas  - E-mail: dirbras@cervantes.es

Doctora em Filología Hispánica por la Universitat de Lleida, ha desempeñado diversos trabajos vinculados con la docencia de la lengua y la literatura en español en distintos países.

Ha colaborado con instituciones públicas y privadas vinculadas con la enseñanza del español como lengua extranjera y ha desempeñado el cargo de Subdirectora Académica del Instituto Cervantes en Madrid así como el de directora y Jefa de Estudios en distintas ciudades.

A lo largo de estos años ha publicado artículos relacionados con los fines del Instituto Cervantes en revistas y actas de diferentes congresos además de artículos relacionados con la literatura en lengua española.


Clissineide Rodrigues Caixeta -  E-mail: clissineiderc@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, Pós-Graduação Especialização em Códigos e Linguagens pela Universidade de Brasília, e tem  22 anos de experiência na educação de surdos no DF. Atualmente gestora da Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga.


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Literatura mexicana contemporânea: ciencia ficción e outros meios digitais - Professora Dra. Ana Rüsche

Ana Rüsche é escritora, finalista do Jabuti. Em 2025, lançou o romance “Carga viva” (Rocco) e o livro de crítica “Quimeras do agora: Literatura, ecologia e imaginação política no Antropoceno” (Bandeirola) em 2025. Publicou A telepatia são os outros (2019) e Ferozes melancolias (ensaios, 2024), entre outros. Concluiu o Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. Foi publicada na China, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Itália e México

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MESA-REDONDA: Avaliação de línguas e inteligência artificial: possíveis interfaces

Gladys Quevedo-Camargo é graduada em Letras - Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui Aperfeiçoamento em Linguística Aplicada pela mesma instituição, e mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou dois estágios de pós-doutoramento (2011/2013 e 2017/2018) na área de avaliação de línguas no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (IEL/UNICAMP) . Está credenciada no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) e no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL), ambos da UnB. Atuou no Programa Permanente de Extensão UnBIdiomas como subcoordenadora geral (2013/2014) e coordenadora geral (2014/2015). Foi coordenadora pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras-Inglês MEC/CAPES UnB (2014/2015 e 2018/2019) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) (2018-2019). Faz parte da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e do BrazTesol, com participação no Assessment Special Interest Group. Também é membro da International Language Testing Association (ILTA) e vic-presidente (2024-2025) da Latin American Association for Language Testing and Assessment (LAALTA). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas - GEP-LALIS (UnB/CNPq), vice-líder do grupo de pesquisa Tessituras: interação, gênero e (con)texto (UnB/CNPq), e membro do grupo de pesquisa FELICE (UEL/CNPq) - Formação de professores e ensino de línguas para crianças. 

Mariana Marceli Damacena Dutra  - Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade de Brasília e atua como professora de língua inglesa e formadora de professores de línguas adicionais. Faz parte dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas (GEP-LALIS), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Professores de Línguas e Avaliação (GEPEPLA) e Grupo de Estudos em Fonética Aplicada (GrEFAp). 

Aline Netto Brum Barreto - Doutoranda em Linguística (PPGL) na Universidade de Brasília (UnB), mestra em Linguística Aplicada (PPGLA) pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora da área de letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL). Integra o "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Professores de Línguas e Avaliação" (GEPEPLA); o "Grupo de Estudos em Fonética Aplicada" (GrEFAp) e o "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas" (GEP-LALIS)

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Sociolinguística e ensino de língua - Professor Dr. Marcos Bagno

Marcos Bagno é um linguista e escritor brasileiro. è Licenciado em Letras e possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Filologia pela Universidade de São Paulo.É professor da Universidade de Brasília. Bagno é autor de livros infantis e juvenis, além de obras na área de sociolinguística. Seus livros mais famosos são A língua de Eulália e Preconceito linguístico, no qual o autor evidencia a relação entre língua e política. É conhecido por defender a revisão da norma-padrão do português, pela inclusão de variações linguísticas e formas orais como expressão genuína e correta do português brasileiro.

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Intercâmbio para Argentina

As estudantes Maria Eduarda Sousa Lira e Rayane Jennifer Castro Bueno irão conduzir uma roda de conversa sobre suas experiências de intercâmbio na Argentina. O encontro será uma oportunidade para conhecer mais sobre a vivência estudantil em outro país, os desafios enfrentados, as descobertas culturais e os aprendizados adquiridos ao longo dessa jornada. 

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MESA-REDONDA: Movimentos de convergência de professores de espanhol na atualidade - Profa. Mª Vanessa Villardi Pereira, Profa. Mª Dulce Maria Cassilha Andrigueto

Vanessa Villardi Pereira é mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília e especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras: Português/Espanhol/Literaturas e em Letras: Português/Italiano/Literaturas. Foi professora de espanhol do Instituto Cervantes de Brasília e de Centros Interescolares de Línguas (CIL). Atualmente, compõe a equipe técnico-pedagógica da Gerência de Educação Ambiental, Língua Estrangeira, Memórias e Arte-Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Também é presidente da Associação de Professores de Espanhol do Distrito Federal (APEDF) e criadora de conteúdo do canal do Youtube @tuprofevanessa.

Dulce Maria Cassilha Andrigueto, natural de Curitiba, PR, professora de espanhol aposentada pela SEE-DF, tendo também trabalhado na Casa Thomas Jefferson e Instituto Rio Branco. Licenciada pela Universidade do Paraná em língua portuguesa e espanhola e suas respectivas literaturas, licenciada em língua inglesa pela Universidade de Brasília, Mestre em língua espanhola e inglesa pela Mississippi State University, EUA. Membro da APEDF desde sua fundação, sendo atualmente a vice-presidente.

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Simpósio Temático Disseminando conhecimentos sobre o Ensino de Línguas e Inclusão

IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação
O Simpósio Temático Disseminando conhecimentos sobre o Ensino de Línguas e Inclusão, do IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação, do Instituto Federal de Brasília organizado pelo Programa do Curso superior de Licenciatura em Letras Espanhol do IFB, Campus Ceilândia visa integrar e divulgar investigações desenvolvidas envolvendo as questões do ensino de línguas e inclusão, configura-se como um importante espaço de debate sobre a produção acadêmica ligada ao ensino de línguas e a inclusão.
A realização do Simpósio Temático

Será realizado no dia 22 de julho de 2025, no horário das 10h às 12 horas, Sala a definir.

O propósito do Simpósio Temático é difundir resultados de trabalhos conclusivos de Pesquisas de Iniciação Científica e de graduação como uma maneira de valorizar, incentivar e fortalecer a formação de investigadores na área.

O público-alvo para este evento temático são estudantes de graduação em Letras e áreas afins, cujas pesquisas estejam voltadas para a relação entre as práticas educativas envolvendo a relação entre ensino de línguas e inclusão.

Cada estudante poderá submeter apenas um (01) trabalho em forma de resumo, na condição de primeira autoria e a pessoa orientadora deve constar no resumo submetido.

Serão selecionados até 6 trabalhos que abordem a relação entre ensino de línguas e inclusão.

O Simpósio Temático será coordenado pela professora Doutora Veronica Lima da Fonseca Almeida e a professora Mestre Patrícia Silva Santiago Melo, que reunirá os autores dos trabalhos selecionados.

O uso do tempo de cada trabalho será de 15 minutos para apresentação em slides.

O debate sobre o trabalho decorrerá a cada finalização do trabalho apresentado, com interação entre coordenadores e público do evento.

Todos os participantes do simpósio devem estar inscritos no IX Colóquio de Ciências da Linguagem e Educação, selecionados receberão um certificado de apresentação de trabalho.

Inscrições e prazos

Período de submissões: de 20/06/25 até 07/07/25
As submissões ocorrerão por meio do envio do trabalho para e-mail: simposio.linguaeinclusao@gmail.com, assunto: submissão do resumo: Título do trabalho.
Divulgação dos resultados:11 de julho de 2025

Requisitos para participação
Trabalhos concluídos de Iniciação da Pesquisa (PIBIC - ano de realização da pesquisa), em coautoria com orientador (máximo de 2 autores)
Trabalhos de Conclusão de Curso (finalizado), em coautoria com orientador (máximo de 2 autores) em Letras e área afins.
Apresentação presencial obrigatória no evento no IFB, Campus Ceilândia.

Resumo
O resumo deve seguir o padrão apresentando os seguintes elementos:
1. Título (negrito, fonte Arial tamanho 14, somente a inicial maiúscula);
2. Autor/instituição/e-mail;
3. Resumo Geral (fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples) apresentando: Título, objetivos, fundamentação teórica com indicação de autores, metodologia, resultados finais da pesquisa e conclusões, devendo ter entre 250 e 350 palavras..
4. Palavras-chave: de 3 a 5 separadas por ponto.

Observação
Os trabalhos selecionados receberão a carta de aceite no endereço eletrônico cadastrado no ato do envio do resumo submetido.

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¿La lectura y escritura creativas en peligro? Estrategias para el fomento de la creatividad en las clases de ELE en tiempos de IA

Muchos cuestionamentos fueron y todavía son planteados respecto al uso de la IA en el campo de las artes. ¿Cuánto tiene de original una obra gestionada con inteligencia artificial? ¿Cuán creativa es si el proceso involucra a un algoritmo y no solo a un sujeto creador? ¿Es una obra artística producida con estas plataformas tan legítima como la que crea un humano? Estos son algunos ejemplos de preguntas que surgieron en los últimos años, pero... ¿lo que exponen es algo de hecho novedoso? Este taller se propone discutir de qué forma la IA está impactando nuestra concepción de arte en la contemporaneidad y cómo podemos utilizarla para fomentar la creatividad en los estudiantes de ELE.

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Lecturas quijotescas



Este simpósio propõe uma reflexão coletiva sobre a obra Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, por meio de leituras críticas realizadas pelos estudantes. As apresentações abordarão diferentes aspectos da narrativa, buscando destacar a complexidade e atualidade da obra, ao promover um diálogo entre os elementos literários e os contextos históricos e sociais da obra.

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Arte e cultura no ensino ELE

Apresentar pintores hispânicos tradicionais e atuais fazendo um comparativo com fechamento de uma atividade sobre a temática exposta.

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Estudante - Maria Eduarda Gonçalves da Silva


Orientação - Camila Lopes Godinho

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