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Programação indisponível ou inexistente
Qualific Express visa a oferta de oficinas de extensão rápidas com duração de 2h a 8h cada uma. Todas as atividades buscam consolidar as políticas públicas que objetivam aproximar o mundo do trabalho ao universo da educação e o desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.
Estão abertas as inscrições para mais de 100 diferentes oficinas em áreas como alimentação, produção de eventos, liderança e empreendedorismo, escrita, horticultura, botânica, estamparia, robótica, pensamento computacional, confecção de jogos, esportes adaptados, fotografia, segurança do trabalho, restauração de móveis, reciclagem, e outras.
Os participantes inscritos em cada oficina deverão comparecer com antecedência para registrar sua entrada na respectiva sala. Caso algum inscrito não esteja presente, os inscritos na lista de espera terão sua entrada liberada de acordo com a disponibilidade.
Oficina rápida não certificada, destinada a crianças. Não é necessário fazer inscrição. O controle da entrada será feito na porta da brinquedoteca.
A proposta da oficina é apresentar e ensinar técnicas de leitura para a comunidade do IF, a fim que os participantes se tornem ledores para os seus colegas com alguma necessidade específica otimizando o aprendizado deles e podendo conectar todos através da leitura
Nesta oficina terá o ensino de bactérias gram positivas e gram negativas, onde será dada uma prática para pigmentação de gram e será observada a diferença entre Gram positiva e Gram negativa
A oficina começa às 9h e termina às 17h, com intervalo de 12h às 14h.
Criatividade = reflexão + referência + transpiração. Venha suar usando sua criatividade na escrita, na oficina QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA. Vamos oferecer atividades que ajudam na construção de narrativas como ferramenta do despertar das capacidades críticas e analíticas, atenção e determinação. Afinal, pensar e escrever podem ser bem mais divertido.
Facilitadora: Mirela Martorelli, da Bendito Conteúdo
A audiodescrição é uma ferramenta de acessibilidade ao público com deficiência. Consiste na descrição de imagens estáticas e dinâmicas seguindo alguns parâmetros de aplicabilidade. O objetivo da oficina de audiodescrição é refletir sobre sua validade como tecnologia assistiva nos espaços culturais e educacionais. Serão apresentadas as principais técnicas e princípios para a imediata aplicabilidade da ferramenta aos diversos contextos e ambientes a fim da promoção da eliminação de barreiras de comunicação/aprendizagem/interação pelas quais passa o público com deficiência, sobretudo, as pessoas com deficiência visual
Oficina ofertada em parceria com o Ateliê do Biscuit
Oficina voltada para aplicações educacionais de algumas tecnologias em quaisquer níveis da educação básica, com foco nos letramentos científico e tecnológico. Os participantes dessa oficina conhecerão recursos educacionais abertos e acessíveis, serão apresentados a alguns tipos de impressora 3D e ao mundo dos arduínos e farão um robô completamente confeccionado a partir desses recursos
Oficina teórico-prático que objetiva apresentar uma modalidade esportiva inclusiva: a bocha paralímpica. Através dessa vivência, os participantes poderão se colocar no lugar de pessoas com deficiência praticantes de esportes adaptados, possibilitando o reconhecimento e a valorização das potencialidades dessa população no âmbito esportivo, como também contribuindo para a formação cidadã dos envolvidos na oficina
Braillar não é uma dança silenciosa. É ritmo. Pontilhismo.
O Braille recebe várias designações, a saber: ele pode ser definido como um processo, um código ou um sistema. O Sistema Braille é um código universal de leitura e escrita tátil usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Os pontos que compõem o Sistema Braille ocupam um espaço denominado “cela Braille”. Para a escrita tátil usa-se a reglete (suporte de madeira) e um punção. Venha aprender a “braillar” para ensinar outros
Oficina ofertada em parceria com o Ateliê do Biscuit
O inglês cognitivo foi criado como instrumento de
reabilitação e estimulação para a terceira idade. O objetivo principal é unir o aprendizado do idioma com a metodologia
neurocientífica de exercícios cognitivos, auxiliando e reabilitando o cérebro e suas funções.
Oferecido pela Ideal English Teacher e Clínica Estímulos, em sessões individuais ou em grupos.
A oficina terá início no dia 06/08 e terminará no dia 07/08, no período da tarde. Os inscritos deverão comparecer nos dois dias.
Serão introduzidas, na prática, noções básicas sobre os procedimentos de identificação do objeto, o reconhecimento das patologias nos materiais (madeira), análise do estado de conservação, conhecimentos fundamentais para a definição dos métodos de intervenção a serem empregadas em cada objeto, concluindo com a restauração de uma peça de mobiliário
A oficina consiste na confecção de lápis, de uso escolar e cotidiano, a partir de jornais e sementes, para que ao fim de seu uso possa ser plantado. Esta oficina visa a reutilização do jornal e a conscientização sobre os impactos ambientais causados pela indústria de papel e madeira, além da estimulação ao hábito de plantar
A oficina tem duração de 4 dias. Iniciada no dia 06/08 com término no dia 09/08 (os participantes devem comparecer nos 4 dias, de 17:30 às 19:30).
Voltada para professores da educação básica, esta oficina objetiva promover a sensibilização para o movimento, capacitando para a experimentação, compreensão e leitura do mesmo através de práticas em dança. Esse processo, ao passo que proporciona autoconhecimento, favorece também a compreensão do outro em seu espaço-tempo de movimento, ampliando o olhar para a gestualidade expressiva dos educandos na escola. Celebra, por fim, a alegria do mover-se através da dança.
A PEDIDO DO INSTRUTOR, A DATA DA OFICINA FOI ALTERADA PARA O DIA 09/08 (QUINTA-FEIRA) DAS 18H ÀS 21H, E SERÁ REALIZADA NA SALA T2 - ALA NORTE
Será abordado na oficina: A história da fotografia, história da mobgrafia, praticidades, vantagem e desvantagens da fotografia feita com celular, democratização da fotografia, empenho criativo e muito mais.
Kazuo Okubo, dono e fotógrafo do acervo da galeria A Casa da Luz Vermelha é um dos grandes nomes da fotografia publicitária e autoral do Brasil, tendo ganhado vários prêmios, entre eles o de Mobgrafia do Museu da Imagem e do Som.
Traga seu celular, pois ele será indispensável para participar da oficina. No segundo momento da oficina, haverá uma atividade prática.
A audiodescrição é uma ferramenta de acessibilidade ao público com deficiência. Consiste na descrição de imagens estáticas e dinâmicas seguindo alguns parâmetros de aplicabilidade. O objetivo da oficina de audiodescrição é refletir sobre sua validade como tecnologia assistiva nos espaços culturais e educacionais. Serão apresentadas as principais técnicas e princípios para a imediata aplicabilidade da ferramenta aos diversos contextos e ambientes a fim da promoção da eliminação de barreiras de comunicação/aprendizagem/interação pelas quais passa o público com deficiência, sobretudo, as pessoas com deficiência visual
Oficina de introdução à eletrônica com circuitos práticos e extremamente úteis no dia a dia. Serão realizados circuitos de vários níveis de complexidade, chegando a montar circuitos com o CI555. Venha realizar experimentações que lhe darão uma nova visão do mundo em que vivemos, o mundo conectado e entender uma pequena parte da Indústria 4.0
Obs: Trazer caderno e caneta para respectivas anotações e cálculos necessários.
Pouca coisa na vida é mais importante que encontrar-se, conhecer-se, reconhecer-se em si, no outro, no mundo. A oficina foi pensada nesta busca e neste encontro. A ideia é estimular esta reflexão através da arte, mais especificamente, pelos olhos da pintora mexicana Frida Kahlo, que a exemplo disso superou todas as barreiras físicas e sociais, conhecendo-se e sendo reconhecida por sua personalidade, sua vida e seu trabalho. E se nós fizéssemos nossos autorretratos, como nos veríamos? Como nos veriam?
Vamos viver esta experiência?
Oficina ofertada em parceria com o Ateliê do Biscuit
Excelências nos resultados + táticas de organização = foco nos seus objetivos de vida.
A utilização dos recursos naturais está cada vez mais intensa pela humanidade, exemplo atual é o caso da utilização dos recursos hídricos. A água não é um bem renovável, por isso devemos utilizar de forma racional esse recurso. Uma das alternativas de utilização das fontes aquíferas é a reutilização através de tratamentos físicos, químicos e biológicos. A presente oficina traz uma alternativa de como reutilizar águas cinzas domiciliares, diminuindo a dependência desse recurso e realizar um estudo de viabilidade de implantação de miniestações de tratamento residenciais
A oficina tem duração de 3 dias. Iniciada no dia 07/08 com término no dia 09/08 (os participantes devem comparecer nos 3 dias, de 14h às 17h).
Esta oficina traz uma compreensão mais ampla do cenário enérgico no Brasil e no mundo, mostrando o impacto do uso de biocombustíveis e também ensaios de produção de biodiesel, que é amplamente utilizado em várias matrizes energéticas.
A oficina consiste em aplicar os conceitos de física a partir da construção e lançamentos de foguetes de garrafa PET de propulsão a água
As Cirandas Dialógicas: saber ler para escrever bem constituem uma estratégia baseada na perspectiva dos multiletramentos no sentido de ampliar as competências e habilidades de leitura e de escrita. Nestas Cirandas, focaremos no texto literário. O/A leitor/a, ao imergir no texto, realiza a leitura e, com a mediação dialogada, constrói um percurso interpretativo; desenvolve compartilhadamente leituras e releituras em suporte impresso e/ou digital. Ao final do processo dialógico, o/a leitor/a deverá ser capaz de produzir, por meio de outros gêneros textuais, suas impressões ou percepções acerca do conteúdo dos textos lidos. Espera-se trabalhar com computador; dessa forma, solicita-se ao participante inscrito que traga o seu computador, caso tenha. Serão duas oficinas, cada uma com duração de 2h, com limite máximo de 20 alunos, por Ciranda
As Cirandas Dialógicas: saber ler para escrever bem constituem uma estratégia baseada na perspectiva dos multiletramentos no sentido de ampliar as competências e habilidades de leitura e de escrita. Nestas Cirandas, focaremos no texto literário. O/A leitor/a, ao imergir no texto, realiza a leitura e, com a mediação dialogada, constrói um percurso interpretativo; desenvolve compartilhadamente leituras e releituras em suporte impresso e/ou digital. Ao final do processo dialógico, o/a leitor/a deverá ser capaz de produzir, por meio de outros gêneros textuais, suas impressões ou percepções acerca do conteúdo dos textos lidos. Espera-se trabalhar com computador; dessa forma, solicita-se ao participante inscrito que traga o seu computador, caso tenha. Serão duas oficinas, cada uma com duração de 2h, com limite máximo de 20 alunos, por Ciranda
O Arduino é uma plataforma aberta utilizada para o desenvolvimento de soluções de hardware programáveis. São várias possibilidades para criação de soluções automatizadas. Nesta oficina aprenderemos como conectar e programar sensores de temperatura, unidade do ar, vibração do solo, pressão atmosférica, ocorrência de chuva, luz incidente e a partir de cada um destes sensores, criar uma estação meteorológica, de baixo custo
A oficina tem duração de 3 dias. Iniciada no dia 07/08 com término no dia 09/08 (os participantes devem comparecer nos 3 dias, de 18:15 às 20:45).
Esta oficina aborda as informações essenciais para uma efetiva inclusão de alunos com especificidades e transtornos de aprendizagem. Além das especificidades que afetam a aprendizagem concernentes aos alunos Autistas, TDAH/TDA e aos inclusos nas categorias do Transtorno Opositivo Desafiado (TOD) e Super Dotação/Altas Habilidades, a oficina abordará os traços específicos das pessoas com Dislexia, Discalculia, Disgrafia e Disortografia.
3ª FEIRA - O7/08/2018 – 18h15 às 20h45
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM: COMPREENDER PARA INCLUIR
PRIMEIRA PARTE: DISLEXIA, DISGRAFIA, DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA.
4ª FEIRA - 08/08/2018 – 18h15 às 20h45
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM: COMPRENDER PARA INCLUIR
SEGUNDA PARTE: TDAH/TDA e TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)
5ª FEIRA - 09/08/2018 – 18h15 às 20h45
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM: COMPRENDER PARA INCLUIR
TERCEIRA PARTE: ALTAS HABILIDADES/SUPER DOTAÇÃO E AUTISMO
Você tem em casa um armário onde as portas arrastam na estrutura, fazem barulho ou batem entre si? Com esta oficina, os participantes poderão resolver, na prática, estes problemas facilmente, pois serão explicados os tipos de dobradiças utilizados em armários para ambientes planejados (reta, curva e alta), assim como a forma correta de instalação e regulagem destas dobradiças
Também é opcional levar o notebook com Excel instalado.
Nesta oficina as pessoas terão oportunidade de extrair DNA da banana e também da própria mucosa bucal (saliva) e observá-la a olho nu. Os participantes poderão perceber que todos os seres vivos possuem DNA e que, a olho nu, independentemente de qual organismo o DNA tenha sido extraído, todos os DNAs terão aparência semelhante. Em geral, os observadores ficam fascinados e empolgados com o experimento envolvendo técnicas de biotecnologia, as quais estão cada vez mais presentes em nossa comunidade científica
A oficina ensinará técnicas de postura profissional como Mestre de Cerimônias, como trabalhar em equipe com todo o cerimonial visando o bom andamento do evento, como se preparar com antecedência, como cuidar da voz, vestimenta adequada ao MC em eventos públicos, entre outros aspectos relevantes ao tema. Após breve teoria, será simulado um evento com roteiros originais de cerimônias que já aconteceram
Excelências nos resultados + táticas de organização = foco nos seus objetivos de vida.
É o que propõe esta oficina: criação de um ambiente de trocas de informações empoderadoras que facilitarão as infinitas escolhas de possibilidades profissionais. Se você está disposto a destruir mitos e criar um novo espaço de permissão, inscreva-se nessa oficina. Entretanto, se não desejas mudanças essa oficina não é para você. Abraços, SerenoCoach
A oficina começa às 9h e termina às 18h, com intervalo de 12h às 14h.
No âmbito da comunicação, o mundo globalizado aponta para a multiplicação de novas formas de produzir, compartilhar e interagir com a informação. A oficina “Livro Eletrônico e Revista Digital” objetiva capacitar, em especial, professores e alunos das licenciaturas, para a criação coletiva de revistas eletrônicas e livros didáticos digitais, nos quais se pode publicar as produções tanto dos mestres, quanto dos estudantes
A utilização dos recursos naturais está cada vez mais intensa pela humanidade, exemplo atual é o caso da utilização dos recursos hídricos. A água não é um bem renovável, por isso devemos utilizar de forma racional esse recurso. Uma das alternativas de utilização das fontes aquíferas é a reutilização através de tratamentos físicos, químicos e biológicos. A presente oficina traz uma alternativa de como reutilizar águas cinzas domiciliares, diminuindo a dependência desse recurso e realizar um estudo de viabilidade de implantação de miniestações de tratamento residenciais
A ideia geral da oficina é abordar conteúdos por meio de desafios e brincadeiras envolvendo a robótica. Para trabalhar os conceitos propostos se utilizará kits LEGO EV3, onde os participantes irão programar nossos robôs para desenvolver os conceitos de física. É necessário que o participante traga o seu notebook e instale o programa da Lego, disponível no site legoeducatio.com
A oficina tem duração de 2 dias. Iniciada no dia 08/08 com término no dia 10/08 (os participantes devem comparecer nos 2 dias. De 14h às 15:30 no primeiro dia e de 14h às 17h no segundo dia).
Serão abordados conceitos introdutórios em encadernação para que o aluno possa buscar novos aprendizados posteriormente. Serão apresentados os principais materiais, técnicas e ferramentas utilizados em encadernação artesanal e os participantes terão a oportunidade de fazer um caderno para levarem para casa
A oficina abordará conceitos básicos sobre uma técnica que se utiliza de métodos computacionais e uma impressora para modelar objetos em 3 dimensões. Essa técnica pode ser aplica em qualquer área. Para essa oficina, o foco será na área de vestuário. Os participantes terão a oportunidade de realizar experimentos na confecção de acessórios de moda
A técnica de Kokedama é um tipo de plantio oriental onde as plantas ornamentais são produzidas numa bola de musgo, vegetal que retêm água, preservando o arranjo e evitando proliferação de mosquitos, como os transmissores da dengue e febre amarela. Esta decoração verde é de fácil manutenção e ocupa pouco espaço, podendo inclusive ser suspensa. É uma proposta diferenciada e sofisticada de ornamentação, que também possibilita uma nova fonte de renda
A técnica de Kokedama é um tipo de plantio oriental onde as plantas ornamentais são produzidas numa bola de musgo, vegetal que retêm água, preservando o arranjo e evitando proliferação de mosquitos, como os transmissores da dengue e febre amarela. Esta decoração verde é de fácil manutenção e ocupa pouco espaço, podendo inclusive ser suspensa. É uma proposta diferenciada e sofisticada de ornamentação, que também possibilita uma nova fonte de renda
Nesta oficina os participantes irão aprender, na prática, a técnica de pintura hidrográfica. A Pintura Hidrográfica é a técnica amplamente conhecida como Water Transfer Printing (WTP) ou Hydro Dipping (HD), que se baseia na aplicação de uma película com uma estampa sobre a água, onde se faz a imersão de uma peça para ser pintada. Desta forma, a pintura é mais realista, com gráficos diversos: madeira nas suas mais variadas formas, fibra de carbono, camuflagem, desenhos geométricos, marcas e logomarcas, desenhos animados, entre outros
Nesta oficina as pessoas terão oportunidade de extrair DNA da banana e também da própria mucosa bucal (saliva) e observá-la a olho nu. Os participantes poderão perceber que todos os seres vivos possuem DNA e que, a olho nu, independentemente de qual organismo o DNA tenha sido extraído, todos os DNAs terão aparência semelhante. Em geral, os observadores ficam fascinados e empolgados com o experimento envolvendo técnicas de biotecnologia, as quais estão cada vez mais presentes em nossa comunidade científica
A oficina ensinará técnicas de postura profissional como Mestre de Cerimônias, como trabalhar em equipe com todo o cerimonial visando o bom andamento do evento, como se preparar com antecedência, como cuidar da voz, vestimenta adequada ao MC em eventos públicos, entre outros aspectos relevantes ao tema. Após breve teoria, será simulado um evento com roteiros originais de cerimônias que já aconteceram
A oficina começa às 10h e termina às 17h, com intervalo de 12h às 14h.
A oficina começa às 9h e termina às 17h, com intervalo de 12h às 14h.
A utilização dos recursos naturais está cada vez mais intensa pela humanidade, exemplo atual é o caso da utilização dos recursos hídricos. A água não é um bem renovável, por isso devemos utilizar de forma racional esse recurso. Uma das alternativas de utilização das fontes aquíferas é a reutilização através de tratamentos físicos, químicos e biológicos. A presente oficina traz uma alternativa de como reutilizar águas cinzas domiciliares, diminuindo a dependência desse recurso e realizar um estudo de viabilidade de implantação de miniestações de tratamento residenciais
A pedido da instrutora, o início da oficina foi alterado para 10h com término às 18h, e intervalo de 12h às 14h.
A oficina abordará métodos de uma técnica de estamparia têxtil artesanal. Para essa oficina, serão dadas instruções para que os participantes possam executar o passo a passo para a realização da técnica em uma camiseta. Cada participante deverá trazer um cano de PVC que suporte altas temperaturas, com dimensões aproximadas de 4 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento
A oficina mostrará o preparo de massa, recheios e técnicas com o uso do chocolate e ainda o armazenamento e embalagem correta do produto. Haverá degustação
Não será permitida a entrada de pessoas com menos de 18 anos de idade.
A oficina mostrará o preparo de massa, recheios e técnicas com o uso do chocolate e ainda o armazenamento e embalagem correta do produto. Haverá degustação
Nesta oficina terá o ensino de bactérias gram positivas e gram negativas, onde será dada uma prática para pigmentação de gram e será observada a diferença entre Gram positiva e Gram negativa
Oficina de percussão com o grupo PATUBATÊ
Liliane do N. Neri, artesã e discente de Gestão Pública do Campus Brasília, coordenou e atua em projetos e oficinas de inclusão da pessoa com deficiência junto a comunidade em escolas públicas desde 2015
Esta oficina consiste em uma metodologia
prática de aprendizagem baseada em gastrópodes nativos e invasores do Cerrado, para ensinar os seguintes conceitos ecológicos: invasão biológica, competição,
controle biológico, habitat, nicho ecológico e migração. Pretende-se também
aprimorar, atualizar e desenvolver habilidades científicas dos participantes
mediante a manipulação desses animais
Esta oficina consiste em uma metodologia
prática de aprendizagem baseada em gastrópodes nativos e invasores do Cerrado
para ensinar os seguintes conceitos ecológicos: invasão biológica, competição,
controle biológico, habitat, nicho ecológico e migração. Pretende-se também
aprimorar, atualizar e desenvolver habilidades científicas dos participantes
mediante a manipulação desses animais.
Oficina teórico-prático que objetiva apresentar uma modalidade esportiva inclusiva: a bocha paralímpica. Através dessa vivência, os participantes poderão se colocar no lugar de pessoas com deficiência praticantes de esportes adaptados, possibilitando o reconhecimento e a valorização das potencialidades dessa população no âmbito esportivo, como também contribuindo para a formação cidadã dos envolvidos na oficina
A oficina consiste em aplicar os conceitos de física a partir da construção e lançamentos de foguetes de garrafa PET de propulsão a água
Durante a oficina será trabalhada a importância da reciclagem da economia sustentável e conceitos sociobiológicos inerentes à produção de produtos recicláveis
Liliane do N. Neri, artesã e discente de Gestão Pública do Campus Brasília, coordenou e atua em projetos e oficinas de inclusão da pessoa com deficiência junto a comunidade em escolas públicas desde 2015
A oficina tem por objetivo apresentar movimentos básicos de dança do ventre pelo viés da consciência corporal e da expressividade do movimento, dando atenção aos movimentos que despertam a sensibilidade e a previsão necessária para os movimentos específicos desta dança milenar. Para um bom desempenho, é importante que o público participante esteja com roupa adequada para atividade física, roupa de malha que possibilite a movimentação
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